Equipes formadas por alunos da Escola Estadual Paulo Freire do Município de Itapuã do Oeste, se classificaram nos grupos de campeões e vice-campeões da 68ª Jornada de Foguetes realizada no mês de agosto no Estado do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que visa aprimorar o desempenho dos estudantes na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) busca incentivar a pesquisa e interesse dos estudantes em todo o Brasil.
Das 97 equipes que participaram do evento, apenas duas de Rondônia (57 e 58) marcaram presença na fase nacional, sendo elas da cidade de Itapuã. A equipe 57 se classificou no grupo dos campeões obtendo o alcance de 200,5 metros de distância. Já a equipe 58 se classificou no grupo de vice-campeões, com o alcance de 190 metros.
Os únicos representantes de Rondônia foram os alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Paulo Freire. Entre eles: Pablo Vinícius de Sousa, João Vitor Alves da Silva, Pedro Henrique Silva, Gabriel Sousa Lima Rodrigues, Júlio Nycolas Soares de Sousa e que foram acompanhados pela Professora líder Francisca Denilça dos Santos Narciso Salvador e a Diretora da Escola Sandra Alves da Silva Nogueira.

CUSTOS PARA PARTICIPAR
De acordo com a professora Denilça, a Escola Paulo Freire participou com duas equipes, uma com três estudantes e a outra com dois estudantes. “Participamos com uma equipe reduzida, pois financeiramente não era possível levar mais alunos. A nossa ida só aconteceu porque tivemos que fazer campanhas, vaquinhas e buscar ajuda de amigos, pequenos empresários e até alguns políticos para custear as despesas para o evento”, disse a professora líder e acompanhante dos estudantes.
“Infelizmente não tivemos qualquer ajuda por parte da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC. O que foi bem frustrante para todos os alunos e pais. Mesmo com todas as dificuldades corremos contra o tempo para conseguir pagar cada passagem e inscrição de nossos alunos. Agradecemos cada pessoa que acreditou no projeto e realizou o sonho de nossos alunos de participar desse evento tão importante na vida escolar deles. Os resultados vieram. Foi muito gratificante como professora receber o resultado junto com eles. Certamente ficará marcada na vida deles”, destacou Denilça.
VANTAGENS AOS PARTICIPANTES
A partir dos resultados os estudantes podem garantir vagas em Universidades e Institutos Federais, como por exemplo a Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, além de participar do projeto de Iniciação Científica com bolsa de estudo pelo CNPq, e ainda, garantir vaga em outras copas de Lançamento de Foguetes, que vai ocorrer em novembro deste ano. As equipes classificadas como vice-campeã, tiveram os alcances de 100 à 199,9 metros. Equipes campeãs, tiveram seus alcances de 200 à 400 metros. O maior alcance foi do colégio do grupo de São Paulo, com o alcance de 399,1 metros. Nos anos recentes, outras instituições de ensino superior acrescentaram premiações em olimpíadas científicas, em especial a OBA, em suas possibilidades de ingresso, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Fonte: Assessoria
