MPRO e Sedam fortalecem ações ambientais de combate a queimadas e desmatamento em RO

Decisão do STF permite que o governo mobilize recursos de forma urgente

Durante reunião técnica realizada na quinta-feira (11/9), o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) ajustaram medidas para o combate às queimadas e ao desmatamento em Rondônia.

A iniciativa tem como objetivo cumprir decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, sob a relatoria do ministro Flávio Dino, a qual autoriza a abertura de crédito extraordinário para fortalecer o combate às queimadas e ao desmatamento em Rondônia.

A decisão do STF permite que o governo mobilize recursos de forma urgente, fora do orçamento comum, para assegurar o cuidado com o meio ambiente. Entre as ações da reunião, esteve a pactuação da minuta do TAC, em conformidade com os termos da decisão da ADPF 743.

“Vamos formalizar, por escrito, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta, o que já era uma intenção do Estado e que agora passa a ser uma obrigação, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal”, destaca o Subprocurador-Geral Administrativo, Marcelo Lima de Oliveira.

Outras ações abordadas durante a reunião foram a definição do processo e cronograma para abertura do crédito extraordinário; o estabelecimento de mecanismos de governança, rastreabilidade e prestação de contas específica ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO); e ajustes nas metas operacionais do Plano de Trabalho em andamento.

O reforço do controle e combate a crimes em regiões sensíveis, como o Parque Guajará-Mirim (com histórico de incêndios), a região dos Soldados da Borracha e a desocupação da área de Samuel, também foram tratados no encontro.

O foco principal das ações é reduzir os índices de queimadas e desmatamento em Rondônia. Essas práticas prejudicam a saúde das pessoas, o clima e a natureza. Com o apoio do STF e o trabalho conjunto entre o MPRO e a Sedam, a expectativa é que as medidas tragam resultados mais rápidos e eficientes, em observância ao cuidado com o meio ambiente.

jornaldamazonia.com

Com informações da Gerência de Comunicação Integrada do MPRO

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
LIXO: Fiocruz alerta para contaminação por plásticos

LIXO: Fiocruz alerta para contaminação por plásticos

Estudo mostra poluição generalizada e riscos para ribeirinhos

Next
111 anos de Porto Velho será comemorado com doze horas de música ao vivo

111 anos de Porto Velho será comemorado com doze horas de música ao vivo

Beiradão Cultural, que acontece no próximo dia 3 de outubro

Total
0
Share