A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos produtos alimentícios após identificar irregularidades graves em empresas e riscos à saúde dos consumidores.
Café Câmara
A medida atinge todos os lotes do café torrado e moído extraforte e do café tradicional da marca Câmara, de origem desconhecida.
Segundo a Anvisa, laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (RJ) encontrou fragmentos semelhantes a vidro no lote nº 160229. Além disso, as empresas indicadas nas embalagens não estão registradas.
Suplementos da Axis Nutrition
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os produtos da Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
Durante inspeção feita entre 15 e 17 de setembro, foram constatadas falhas graves, como:
- ausência de responsável técnico;
- falhas no controle da água potável;
- falta de registros das operações e fluxo de produção cruzado;
- deficiências no Programa de Controle de Alergênicos;
- ausência de rastreabilidade de produtos e matérias-primas;
- falhas na seleção de insumos;
- falta de estudos de estabilidade dos produtos acabados.
Whey Protein Isomix Definition
A agência ainda determinou a apreensão de todos os lotes do Whey Isomix Definition da marca Proteus, supostamente fabricado pela empresa Nutrimix A. Suplementos SLU.
A verdadeira responsável, a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., informou que a produção foi encerrada no início de 2024 e negou qualquer vínculo com a empresa citada nas embalagens.
Risco à saúde
A Anvisa reforçou que produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade, segurança ou eficácia, podendo representar riscos graves à saúde. Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria da Anvisa ou pelo telefone 0800 642 9782.
jornaldamazponia.com / com informações da Agência Brasil
