Vacina contra HPV protege contra câncer e salva vidas

O imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS, em Rondônia

Vacinar meninos e meninas contra o HPV não é apenas uma decisão individual: é uma medida que protege toda a família e previne doenças graves no futuro. Em Rondônia, o imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS e pode reduzir drasticamente o risco de cânceres como o de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

O público prioritário são adolescentes de 9 a 14 anos, idade em que a resposta imunológica é mais eficaz. Adolescentes de 15 a 19 anos também podem se vacinar até o fim de 2025, segundo o Ministério da Saúde.

Para Emanoela Sousa, responsável pelo Eixo Saúde da Família do Idomed e coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, vacinar nesta faixa etária é estratégico. “A proteção antes do início da vida sexual aumenta a eficácia da prevenção. A vacina é medida de saúde, não incentivo à sexualidade precoce”, afirma.

Além dos adolescentes, têm direito à vacina pessoas convivendo com HIV, imunocomprometidas entre 15 e 45 anos e usuários de PrEP.

O HPV pode permanecer no corpo por anos sem sintomas, mas aumenta o risco de câncer. Estudos indicam que o vírus está presente em mais de 95% dos casos de câncer do colo do útero. A vacinação comprovadamente reduz a infecção e as lesões pré-cancerígenas, como mostram experiências de países com alta cobertura vacinal, como a Austrália.

Em Rondônia, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Inscrições abertas para cursos profissionalizantes presenciais em Porto Velho até 5 de outubro

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes presenciais em Porto Velho até 5 de outubro

As aulas serão ministradas na sede da Escola Técnica Estadual

Next
Associações alertam sobre intoxicação por metanol em bebidas adulteradas em São Paulo

Associações alertam sobre intoxicação por metanol em bebidas adulteradas em São Paulo

Alarmadas com os casos de intoxicação por ingestão de metanol em bebidas

Total
0
Share