Associações alertam sobre intoxicação por metanol em bebidas adulteradas em São Paulo

Alarmadas com os casos de intoxicação por ingestão de metanol em bebidas adulteradas no estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) emitiram alertas sobre os riscos à saúde.

A Abrabe manifestou “profunda preocupação e solidariedade às vítimas e familiares” após a confirmação de dois óbitos e diversos casos de intoxicação. A entidade destacou que atua no combate ao mercado ilegal de bebidas, na orientação sobre exigências técnicas e regulatórias e na promoção do consumo responsável.

Segundo a associação, que acompanha operações contra produtos ilícitos, apenas em 2025 já foram apreendidos mais de 160 mil produtos falsificados, além de insumos e equipamentos utilizados na produção irregular. A Abrabe reforçou seu compromisso com a proteção do consumidor e a defesa de um mercado legal, seguro e responsável, e afirmou que continuará colaborando com os governos federal e estadual para proteger a população.

Riscos à visão e à saúde

A ABNO alertou sobre os efeitos do metanol, que pode causar neuropatia óptica, uma doença grave que pode levar à perda irreversível da visão. Segundo a associação, entre 12 e 24 horas após o consumo, podem surgir sintomas como dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou cegueira.

O diagnóstico deve ser feito com base na história clínica do paciente, exames de sangue e imagem, e o tratamento deve ser imediato. Entre as medidas indicadas estão o uso de antídotos como etanol venoso, bicarbonato para corrigir a acidez no sangue, vitaminas (ácido fólico/folínico) e, nos casos mais graves, hemodiálise para remoção do veneno.

Situação atual

Nos últimos 25 dias, nove pessoas foram intoxicadas após consumir bebidas adulteradas com metanol, das quais duas morreram.

Diante da gravidade da situação, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) publicaram uma nota técnica com recomendações urgentes aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em São Paulo, reforçando a importância da fiscalização e do consumo seguro.

jornaldamazonia.com

Foto: Reprodução

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Vacina contra HPV protege contra câncer e salva vidas

Vacina contra HPV protege contra câncer e salva vidas

O imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS, em Rondônia

Next
Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (3)

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (3)

O expediente normal retoma na segunda-feira (6)

Total
0
Share