A capital rondoniense comemora nesta quinta-feira (2) seus 111 anos de fundação, com uma agenda especial de homenagens, atividades culturais e shows gratuitos. A programação segue até domingo (5).
Fundada em 2 de outubro de 1914, Porto Velho nasceu às margens do Rio Madeira, impulsionada pela construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. De um pequeno núcleo urbano, tornou-se uma cidade com mais de meio milhão de habitantes, marcada pela imigração, pela cultura amazônica e pelos desafios do desenvolvimento na região Norte.
Apesar do crescimento, a capital enfrenta problemas comuns às grandes cidades amazônicas, como a expansão urbana desordenada e a carência em infraestrutura. Nos últimos anos, projetos de revitalização do centro histórico, melhorias na mobilidade e investimentos em educação e cultura têm buscado transformar o município, que também se destaca no setor energético por sediar importantes usinas hidrelétricas.
Comemorações
As festividades começaram na manhã desta quinta-feira, com uma corrida solidária, seguida pelo hasteamento da bandeira com salto de paraquedista e apresentação de orquestra no Complexo Madeira-Mamoré. Ainda pela manhã, foram inauguradas a Praça Jonathas Pedrosa, na Avenida Sete de Setembro, e realizadas homenagens no Teatro Banzeiros com a entrega da Comenda Madeira-Mamoré a personalidades de destaque na cidade.

À tarde e à noite, a programação reúne atrações para todos os públicos:

Bolo de 111 metros Bolo de 111 metros já começou a ser montado em frente ao Prédio do Relógio. As
15h30 será servido.
Culto Ecumênico e Ato da Locomotiva
Complexo Madeira-Mamoré
A partir das 14h (culto às 16h15, seguido do ato da locomotiva)
Atrações: Sandro Bacelar e Gabriê
Tacacá Musical e Exposição de Carros Antigos
Complexo Madeira-Mamoré
A partir das 17h
DJ Cláudio Casemiro, Carol Moura (voz e violão) e DJ Jefferson Paula
Show principal – Joelma
Avenida Farquar
A partir das 18h
Pré-show: Marla Souza, Gata Forrozeira, Lene Ventura e DJ Lacaia
jornaldamazonia.com
