Saúde atualiza protocolos de intoxicação por metanol e reforça envio de antídotos aos estados

Documento atualiza critérios para confirmação e investigação de casos

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) uma nota técnica com novas orientações a estados e municípios sobre o atendimento e a notificação de casos de intoxicação por metanol, geralmente causada pelo consumo de bebidas adulteradas.

O documento atualiza critérios para confirmação e investigação de casos, define fluxos laboratoriais e reforça a necessidade de notificação imediata ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Casos suspeitos agora devem considerar sintomas que persistam ou piorem entre seis e 72 horas após a ingestão da bebida.

Segundo o ministério, 21 estados já possuem fluxo definido para análise das amostras, com prioridade para laboratórios da rede CIATox ou da Polícia Científica.

Para reforçar o tratamento, o Brasil recebeu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, das quais 1,5 mil já foram distribuídas, começando por São Paulo. Também foram enviadas 1,4 mil unidades de etanol farmacêutico a 11 estados.

Os sintomas de intoxicação incluem embriaguez prolongada, náuseas, dor abdominal, tontura e alterações visuais. O ministério orienta que qualquer pessoa com esses sinais procure atendimento médico imediato.

Fonte: jornaldamazonia.com

Imagem: saúde.abril.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Seleção encara Coreia em busca do resgate do “jogo bonito”

Seleção encara Coreia em busca do resgate do “jogo bonito”

Ancelotti prepara um time ofensivo, com Estêvão, Rodrygo, Vini Jr e Matheus

Next
Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção da prova de redação

Enem: aplicativo do MEC traz simulados e correção da prova de redação

Ferramenta foi batizada como “MEC Enem - o Simuladão do Enem”

Total
0
Share