A partir desta segunda-feira (13), o Pix Automático passa a ser obrigatório nos bancos, com o objetivo de substituir o débito automático e boletos. A nova modalidade permite que empresas enviem pedidos de autorização para cobranças periódicas, que o cliente aceita uma única vez — após isso, os valores são debitados automaticamente da conta, com possibilidade de cancelamento ou ajustes a qualquer momento.
A medida deve facilitar a vida de consumidores e empresas, especialmente pequenos negócios e MEIs, que antes dependiam de convênios bancários complexos. O Banco Central estima que cerca de 60 milhões de brasileiros serão beneficiados.
Contas de consumo, mensalidades escolares, academias e assinaturas são alguns exemplos de pagamentos que poderão ser feitos com o Pix Automático. Já pagamentos entre pessoas físicas continuarão usando o Pix agendado recorrente.
Para evitar golpes, empresas que desejarem usar a nova função devem estar ativas há mais de seis meses e passar por uma checagem rigorosa, incluindo análise de CNPJ, atividade econômica e histórico de transações.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Bruno Peres
