Nos dias 16 e 17 de outubro, reuniram-se em Brasília, Organizações da Sociedade Civil, coletivos de mulheres feministas e movimentos populares e sindicais da Amazônia Legal Brasileira, no Fórum de Participação Social-Vozes da Amazônia.
A iniciativa foi do Governo Federal, por meio dos Fóruns de Participação Social presentes em todo território brasileiro, visando a participação da sociedade civil na construção de proposições na pauta do Clima e seus impactos na Amazônia e no mundo, principal eixo da COP 30, a ser realizada no período de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará.
No evento, foi realizado um balanço das políticas públicas no contexto das ações nos territórios e o desafio do governo em estruturar uma pauta da gestão coletiva no contexto das mudanças e emergências climáticas no território brasileiro, especialmente na Amazônia, considerando sua diversidade e as demandas socioeconômico cultural na dinâmica dos territórios.
No entanto, ressalta-se a importância da participação social como elos que asseguram a gestão sustentável e equânime nas relações entre natureza, desenvolvimento e os povos amazônicos e seus biomas, nessa ponte de travessia para as mudanças climáticas no mundo.
De acordo com Benedita Nascimento, Fórum Popular de Mulheres e do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA), a programação do Fórum foi organizada com uma metodologia participativa para os dois dias, através de grupos de trabalhos e plenárias para discussão dos 16 temas, que permitissem a troca de experiências, apontamentos e soluções exitosas, com definições de prioridades, que transformadas em propostas, irão compor o Documento- Carta Vozes da Amazônia, que será entregue ao Governo Brasileiro e a cúpula da COP 30.

Por Rondônia participaram diversas organizações sociais, sindicais e ambientalistas e coletivos de Mulheres Feministas. Algumas lideranças e representações históricas na luta e na defesa por direitos dos povos e justiça climática, já credenciadas na COP 30, como é o caso de Neidinha Surui (RO), Benedita Nascimento (RO), Geovana Noleto (FPS/RO) e Concita Maia (AC), seguem para Belém- PA, para participarem da Agenda da Cúpula dos Povos e das atividades da COP 30 (10 a 21/11), representando Rondônia e outros estados da Amazônia Legal Brasileira.
Os Fóruns são mecanismos criados para promover a aproximação entre sociedade civil e o governo federal, com objetivo de fortalecer a participação, o diálogo e o monitoramento das políticas públicas efetivadas pelo governo federal nos estados e municípios.
Fonte: Fórum Popular de Mulheres
Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA)
