Câmara aprova aumento gradual da licença-paternidade para até 20 dias

O texto segue para análise do Senado Federal

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o Projeto de Lei 3935/2008, que amplia de forma gradual a licença-paternidade para até 20 dias. O texto segue para análise do Senado.

A proposta prevê um aumento escalonado: 10 dias do primeiro ao segundo ano de vigência da lei, 15 dias do segundo ao terceiro e 20 dias a partir do quarto ano. O benefício poderá ser dividido em dois períodos, conforme solicitação do trabalhador.

A ampliação para 20 dias dependerá do cumprimento das metas fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Caso as metas não sejam alcançadas, o novo prazo só entrará em vigor após dois exercícios financeiros.

O projeto também equipara a licença-paternidade à licença-maternidade, criando o salário-paternidade, de mesma duração e abrangência, pago pelo INSS. Em casos de nascimento, adoção ou guarda de crianças com deficiência, o prazo será ampliado de 30 para 60 dias, de forma escalonada até o quinto ano da lei.

Os recursos virão do Regime Geral da Previdência Social, com impacto fiscal estimado em R$ 2,61 bilhões em 2026 e R$ 5,44 bilhões em 2029. O partido Novo foi o único a votar contra a proposta, alegando prejuízos às micro e pequenas empresas.

jornaldamazonia.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Superlua do Castor: maior e mais brilhante de 2025 será visível no Brasil nesta semana

Superlua do Castor: maior e mais brilhante de 2025 será visível no Brasil nesta semana

Fenômeno também será visível em outras partes do mundo

Next
Mais de seis quilos de ouro são apreendidos pela PF em operação que combate crimes ambientais

Mais de seis quilos de ouro são apreendidos pela PF em operação que combate crimes ambientais

Em Porto Velho, a ação aconteceu em um condomínio de luxo na zona Norte

Total
0
Share