Setor público reúne maioria dos profissionais de enfermagem no Brasil, aponta estudo

Aumentou em todos os níveis de atenção à saúde, principalmente alta complexidade

Entre 2017 e 2022, o número de postos de trabalho em enfermagem no Brasil cresceu quase 44%, passando de 1 milhão para 1,5 milhão, segundo levantamento do Ministério da Saúde. O estudo mostra que o setor público concentra 61,9% dos vínculos e que as mulheres representam 85% da força de trabalho.

O aumento ocorreu em todos os níveis de atenção à saúde, com destaque para os serviços de alta complexidade, que cresceram 41% no período. Durante a pandemia de covid-19, houve forte expansão nas contratações públicas, em especial de enfermeiros e técnicos de enfermagem, para atender à alta demanda hospitalar e às campanhas de vacinação.

Regionalmente, o Centro-Oeste registrou o maior crescimento (57,3%), seguido pelo Nordeste (46,3%) e Norte (43,8%). O Sudeste manteve a maior concentração de vínculos, apesar do aumento mais modesto (34,9%).

O estudo destaca ainda que 67% dos vínculos são formais (CLT) e que a maioria dos profissionais atua no Sistema Único de Saúde (SUS). As jornadas de trabalho variam entre 31 e 40 horas semanais, com média salarial entre R$ 3 mil e R$ 4,5 mil.

Na formação, cresceu a presença do ensino à distância (EaD), que em 2022 já representava metade das vagas na graduação e no ensino técnico de enfermagem. O ministério alertou para a necessidade de acompanhar a qualidade dessa expansão.

Fonte: jornaldamazonia.com

Foto: Ingrid Anne

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Anvisa proíbe venda de suplementos não autorizados das marcas Proteus e Bugroon

Anvisa proíbe venda de suplementos não autorizados das marcas Proteus e Bugroon

Suplementos são oferecidos em plataformas online, como Shopee e Mercado Livre

Next
PF desmonta esquema de envio ilegal de medicamentos controlados para os EUA

PF desmonta esquema de envio ilegal de medicamentos controlados para os EUA

Investigações começaram em 2023 e identificaram organização criminosa

Total
0
Share