O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de dezembro, gestantes poderão receber pelo SUS a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. A aplicação será feita a partir da 28ª semana de gravidez. O primeiro lote, com 673 mil doses, já está sendo distribuído aos estados.
As unidades básicas de saúde devem atualizar o calendário vacinal das gestantes, incluindo imunizações contra covid-19 e gripe, que podem ser aplicadas junto ao imunizante contra o VSR. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1,5 mil.
A bronquiolite afeta principalmente crianças menores de 2 anos e pode causar febre, tosse e dificuldade respiratória. A vacinação materna protege o recém-nascido desde o nascimento e reduz hospitalizações por VSR. Estudos indicam eficácia de 81,8% contra quadros graves nos primeiros 90 dias de vida.
A recomendação é dose única a cada gestação. O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia em crianças pequenas. Em 2025, foram registrados 43,1 mil casos de SRAG por VSR no país, 82,5% deles em menores de 2 anos. Como a bronquiolite é viral, o tratamento envolve apenas suporte clínico, como hidratação, broncodilatadores e oxigênio.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Rovena Rosa







