Vacina contra VSR para gestantes chega ao SUS em dezembro

O primeiro lote, com 673 mil doses, já está sendo distribuído aos estados

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de dezembro, gestantes poderão receber pelo SUS a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. A aplicação será feita a partir da 28ª semana de gravidez. O primeiro lote, com 673 mil doses, já está sendo distribuído aos estados.

As unidades básicas de saúde devem atualizar o calendário vacinal das gestantes, incluindo imunizações contra covid-19 e gripe, que podem ser aplicadas junto ao imunizante contra o VSR. Na rede privada, a vacina pode custar até R$ 1,5 mil.

A bronquiolite afeta principalmente crianças menores de 2 anos e pode causar febre, tosse e dificuldade respiratória. A vacinação materna protege o recém-nascido desde o nascimento e reduz hospitalizações por VSR. Estudos indicam eficácia de 81,8% contra quadros graves nos primeiros 90 dias de vida.

A recomendação é dose única a cada gestação. O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia em crianças pequenas. Em 2025, foram registrados 43,1 mil casos de SRAG por VSR no país, 82,5% deles em menores de 2 anos. Como a bronquiolite é viral, o tratamento envolve apenas suporte clínico, como hidratação, broncodilatadores e oxigênio.

Fonte: jornaldamazonia.com

Foto: Rovena Rosa

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Congresso restabelece pontos centrais do PL do Licenciamento Ambiental

Congresso restabelece pontos centrais do PL do Licenciamento Ambiental

Vetos foram criticados por organizações ambientais, que apontam retrocesso

Next
OMS alerta para explosão global de casos de câncer até 2050

OMS alerta para explosão global de casos de câncer até 2050

Câncer causa 10 milhões de mortes anuais, sendo o de pulmão o mais frequente e

Total
0
Share