A vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima, rendeu ao Flamengo mais do que o título da Libertadores: colocou o clube diretamente na próxima edição do Mundial de Clubes, em 2029. Com a classificação, o Rubro-Negro se tornou o quinto time garantido no torneio, que já conta com PSG (França), Pyramids (Egito), Cruz Azul (México) e Al Ahli (Arábia Saudita).
Será a segunda participação do Flamengo no Mundial em seu novo formato. Na edição inaugural, em 2025, o clube carioca parou nas oitavas de final, eliminado pelo Bayern de Munique. No Mundial de 2029, o Rubro-Negro será um dos seis representantes da Conmebol. Outras três vagas ainda serão preenchidas pelos próximos campeões da Libertadores, enquanto duas serão distribuídas pelo ranking da entidade. A limitação de dois clubes por país permanece, exceto em casos de conquistas consecutivas da Libertadores por equipes da mesma nação — cenário que recentemente permitiu quatro brasileiros no torneio.
A próxima edição contará com 32 clubes, ainda sem sede definida. A distribuição prevê 12 europeus, seis sul-americanos, quatro asiáticos, quatro da América Central e do Norte, quatro africanos, um da Oceania e um do país-sede.
Além da vaga para 2029, o Flamengo também terá pela frente o Intercontinental deste ano, no Qatar. A estreia está marcada para 10 de dezembro, contra o Cruz Azul, pelas quartas de final. Quem avançar enfrentará o Pyramids, do Egito, na semifinal, enquanto o PSG já está garantido na decisão de 17 de dezembro.
O torneio começou em setembro, com o Pyramids eliminando o Auckland City, da Nova Zelândia, e, na sequência, despachando o Al Ahli, da Arábia Saudita, para assegurar lugar entre os quatro semifinalistas.
Cronograma do Intercontinental
10/12 – Flamengo x Cruz Azul — Quartas de final
13/12 – Flamengo ou Cruz Azul x Pyramids — Semifinal
17/12 – Flamengo, Cruz Azul ou Pyramids x PSG — Final
jornaldamazonia.com
Foto: conmebol.com







