Polícia Federal lança Operação Rota Proibida contra migração ilegal

Mandados de busca e apreensão e suspensão de empresas são cumpridos

A Polícia Federal deflagrou a Operação Rota Proibida, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável por promover migração ilegal internacional. A atuação do grupo alcançava os estados de Rondônia, Pará e Minas Gerais, com ramificações no exterior.

As investigações, iniciadas em 2024, revelaram que o grupo aliciava brasileiros interessados em ingressar ilegalmente nos Estados Unidos da América, cobrando cerca de R$ 70 mil por pessoa. Para viabilizar o esquema, eram utilizadas agências de viagens que emitiam bilhetes aéreos sem registro de retorno ao país, facilitando o deslocamento pela rota conhecida como “cai-cai”, que compreende passagens por México, El Salvador e Guatemala.

Com base nas provas obtidas, a Justiça Federal expediu mandados de busca e apreensão, determinou o sequestro de bens e dispositivos eletrônicos, além da suspensão das atividades econômicas de empresas utilizadas como fachada para ocultar e dissimular os valores obtidos com o tráfico de pessoas.

Durante o cumprimento das medidas, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e outros materiais que subsidiarão o aprofundamento das investigações. Os investigados poderão responder, conforme suas condutas, pelos crimes de promoção de migração ilegal , organização criminosa  e lavagem de capitais).

Fonte: Assessoria/Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Foto: Imagem de arquivo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
PF faz operação contra ataques cibernéticos a deputados

PF faz operação contra ataques cibernéticos a deputados

Alvos de hackers foram favoráveis a igualar aborto a homicídio

Next
Rondônia recebe 6,2 mil doses da vacina contra vírus sincicial

Rondônia recebe 6,2 mil doses da vacina contra vírus sincicial

Imunização gratuita pelo SUS busca reduzir casos de bronquiolite em bebês

Total
0
Share