Polícia Civil desarticula célula criminosa em Espigão do Oeste

Investigações apontam que a organização exercia controle de venda de drogas

No início desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), deflagrou a terceira fase da Operação Descarrilho, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação estruturada no Estado.

Nesta etapa, a ação policial teve como foco uma célula criminosa instalada no município de Espigão do Oeste, diretamente vinculada à estrutura hierárquica do grupo. Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de prisão, 10 mandados de busca e apreensão, além de 28 medidas cautelares diversas e bloqueios bancários determinados judicialmente.

As investigações apontaram que a organização exercia controle sobre pontos de venda de drogas, conhecidos como “lojinhas”, responsáveis pelo repasse sistemático de parte dos lucros à cúpula da facção. Também foi identificada a existência de um núcleo denominado “escolinha”, voltado à doutrinação e formação continuada de integrantes, com instruções sobre práticas criminosas, disciplina interna e cumprimento de ordens.

A operação contou com o apoio da DECCO, DPI e das Delegacias de Polícia de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal e Alvorada do Oeste, demonstrando atuação integrada das forças policiais. As diligências ocorreram nos municípios de Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena e também no Estado do Rio de Janeiro, evidenciando o caráter interestadual da organização criminosa.

A Operação Descarrilho integra as ações da Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Considerando as três fases já deflagradas, 87 pessoas foram presas, 162 mandados de busca e apreensão cumpridos e os bloqueios patrimoniais já superam R$ 26,5 milhões.

A Polícia Civil de Rondônia reitera seu compromisso com o enfrentamento qualificado ao crime organizado, atuando de forma integrada, estratégica e permanente para desarticular estruturas criminosas, preservar a ordem pública e garantir a segurança da sociedade rondoniense.

Fonte: Assessoria/PC-RO

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
STF confirma benefício a mulheres vítimas de violência

STF confirma benefício a mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

Next
Presidente Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria

Presidente Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria

Declaração foi dada em entrevista coletiva no Palácio do Planalto

Total
0
Share