População em situação de rua cresce e supera 365 mil pessoas no Brasil

Dados foram obtidos a partir do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico)

O número de pessoas vivendo em situação de rua no Brasil chegou a 365.822 no final de 2025, segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em dezembro de 2024, eram 327.925 pessoas nessa condição.

Os dados foram obtidos a partir do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), utilizado como referência para políticas públicas e repasses federais. Após uma queda registrada entre 2020 e 2021, durante o início da pandemia, os números voltaram a crescer a partir de 2022 e seguem em alta.

A Região Sudeste concentra a maior parte dessa população, com 61% do total, somando 222.311 pessoas. O estado de São Paulo lidera o ranking nacional, com 150.958 pessoas em situação de rua, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Amapá apresenta o menor número, com 292 registros.

Pesquisadores apontam como principais causas do aumento a fragilização das políticas públicas estruturantes, a precarização das condições de vida após a pandemia, emergências climáticas e o fortalecimento do CadÚnico como ferramenta de registro dessa população.

Especialistas e representantes de movimentos sociais defendem que o enfrentamento do problema passa por políticas efetivas de moradia, emprego, capacitação profissional e combate ao preconceito. Procurado, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania não se manifestou sobre o levantamento.

Fonte: jornaldamazonia.com

Foto: Tânia Rêgo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Supercopa 2026 será decidida em Brasília com duelo entre Flamengo e Corinthians

Supercopa 2026 será decidida em Brasília com duelo entre Flamengo e Corinthians

Partida está marcada para o dia 1º de fevereiro, com início às 15h

Next
Nova lei sancionada por Lula valoriza servidores, afirma Cláudia de Jesus

Nova lei sancionada por Lula valoriza servidores, afirma Cláudia de Jesus

Norma corrige congelamento de direitos ocorrido entre 2020 e 2021

Total
0
Share