Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) que atuam nas ações educativas participam da 1ª Oficina de Iniciação Dramática para o Trânsito, promovida pela Escola Pública de Trânsito (EPT). A formação, que integra o Projeto Carnaval 2026, utiliza técnicas teatrais para aprimorar comunicação, expressão corporal e criatividade nas abordagens realizadas em ambientes de folia.
O período carnavalesco registra aumento na circulação de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas, ampliando o risco de sinistros. Com conteúdos de iniciação teatral, uso de corpo e voz, improvisação e criação de personagens, a oficina forma grupos performáticos que atuarão nos chamados “pontos de calor”, locais com maior concentração de foliões.
O professor e agente de trânsito responsável pela oficina, Ruymar Pereira, explica que o uso da linguagem cênica potencializa a sensibilização do público. “A linguagem teatral aproxima as pessoas, desperta emoção e quebra barreiras. Quando o servidor entra em cena, ele não só informa, ele toca, provoca reflexão e gera mudança de comportamento. No Carnaval, essa conexão faz toda a diferença para salvar vidas”, destacou.
O diretor-geral do Detran Rondônia, Sandro Rocha, reforça que a iniciativa amplia o alcance das ações educativas. “Estamos diversificando nossas formas de comunicação para alcançar mais pessoas e gerar reflexões imediatas. A linguagem aproxima, emociona e contribui para escolhas mais seguras”, afirmou
Ao final da formação, os participantes estarão aptos a atuar como multiplicadores, utilizando recursos dramáticos para mobilizar a população e fortalecer a segurança viária durante o Carnaval 2026.
Fonte: Assessoria







