Justiça determina correção de edital da ALE-RO por ausência de exigência de registro contábil

A decisão foi proferida ás vésperas da aplicação das provas
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Justiça determina a correção do edital do concurso público da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), para o cargo de Técnico em Contabilidade após identificar a ausência da exigência de registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), requisito legal obrigatório para o exercício de atividades técnicas da área.

A decisão liminar foi proferida nesta quinta-feira (05/02), em mandado de segurança impetrado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRCRO). O órgão apontou que o edital do certame não previa o registro profissional como condição para a posse, mesmo o cargo contemplando atribuições privativas da profissão contábil.

Antes de acionar o Judiciário, o CRCRO apresentou impugnação administrativa junto à banca organizadora do concurso, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Embora tenha ocorrido uma retificação do edital, a exigência do registro no Conselho de classe continuou ausente, o que motivou a judicialização do caso.

Na ação, o Conselho argumentou que a omissão contraria o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/1946, que regulamenta a profissão contábil, além de representar risco à Administração Pública ao permitir que pessoas sem habilitação legal exerçam funções técnicas específicas da contabilidade.

Ao analisar o pedido, o Judiciário destacou que as atribuições do cargo de Técnico em Contabilidade vão além de atividades meramente administrativas, envolvendo responsabilidades técnicas que só podem ser desempenhadas por profissionais regularmente habilitados e inscritos no Conselho profissional competente.

A decisão também levou em consideração a Resolução CFC nº 1.707/2023, que reafirma que o exercício de atividades contábeis sem registro configura infração legal e ética.

Apesar da determinação judicial, o concurso não foi suspenso. A Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu o prazo de 24 horas para promover a correção do edital, incluindo expressamente a exigência de registro ativo no CRC como condição para a posse no cargo.

O CRCRO destacou que a medida representa um avanço na defesa da legalidade, da valorização profissional e da proteção do interesse público, ao assegurar que funções técnicas da contabilidade no serviço público sejam exercidas exclusivamente por profissionais habilitados, garantindo transparência, responsabilidade e segurança à sociedade.

jornaldamazonia.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Projeto Toada lança primeira temporada com evento gratuito em Porto Velho

Projeto Toada lança primeira temporada com evento gratuito em Porto Velho

O evento acontece no bar Beatnik, localizado na Rua João Goulart, bairro Mato

Next
Carnaval de Porto Velho terá segurança reforçada

Carnaval de Porto Velho terá segurança reforçada

Prefeitura ativa atuação conjunta para reforçar presença policial em áreas de

Total
0
Share