Rondônia registrou sete Contratos de Namoro nos cartórios de notas nos últimos anos, acompanhando uma tendência que vem ganhando força em todo o Brasil. Utilizado para proteger patrimônios, organizar relações patrimoniais e evitar conflitos entre herdeiros, o instrumento jurídico bateu recorde nacional em 2025, impulsionado principalmente pelo aumento dos divórcios entre pessoas acima dos 50 anos e pela formação de novos relacionamentos na maturidade.
Levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) revela que o número de contratos passou de apenas 26 registros em 2016 para 241 em 2025, um crescimento de 827%. Somente nos últimos três anos, a alta foi de 159%, saltando de 93 atos em 2022 para os atuais 241.
O contrato tem sido cada vez mais procurado por pessoas que já possuem patrimônio constituído, empresas, imóveis ou filhos de relacionamentos anteriores. O documento serve para formalizar que a relação é um namoro, e não uma união estável, ajudando a prevenir futuras disputas patrimoniais.
Especialistas atribuem o avanço da modalidade ao envelhecimento da população, ao aumento da expectativa de vida e à busca por maior segurança jurídica nos relacionamentos, uma realidade que também já alcança Rondônia.
jornaldamazonia.com







