Projeto do Governo propondo isenção de taxa de energia

Famílias que consumem até 80 kWh por mês serão beneficiadas

O Ministério de Minas e Energia trabalha em um projeto de lei de reforma do setor elétrico brasileiro. A ideia é que haja uma isenção de pagamento de tarifa de energia elétrica para às populações que consumam até 80 kWh por mês, o que chegaria a 60 milhões de pessoas no país.
Entre as propostas do projeto de lei, está a ampliação da tarifa social, que hoje oferece descontos no pagamento da conta de energia para indígenas, quilombolas, idosos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal com renda até meio salário único.
Atualmente, a isenção completa do pagamento em caso de consumo de até 50 kWh vale para indígenas e quilombolas, enquanto os idosos com BPC e as famílias do CadÚnico têm direito a descontos escalonados de até 65%, caso o consumo seja menor que 220kWh.
“Mais de 60 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados com a gratuidade de energia do consumo até 80 gigawatt por mês. Isso representa o consumo de uma família que tem uma geladeira, um chuveiro elétrico, ferro de passar, carregador de celular, televisão, lâmpadas para seis cômodos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Segundo o Ministro, a ideia é subsidiar a política através da correção de distorções internas do setor. “Se você vê o projeto como um todo, você vai ver que estamos fazendo ali uma completa e possível justiça tarifária, corrigindo as distorções dentro do setor. E isso não impacta praticamente o restante dos consumidores”.
Outra proposta do projeto de lei, que deverá ser encaminhada à Casa Civil da Presidência ainda este mês é dar mais liberdade de escolha para o consumidor, inclusive residencial, em relação à origem da energia que ele irá consumir.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Alerta: pesquisador alerta que crise climática já começou

Alerta: pesquisador alerta que crise climática já começou

Next
Disque 100 registra 2,4 mil casos de intolerância religiosa em 2024

Disque 100 registra 2,4 mil casos de intolerância religiosa em 2024

You May Also Like
Total
0
Share