Uso frequente de maconha está ligado a sinais precoces de doenças cardíacas, diz estudo

Pesquisas anteriores também indicam aumento do risco de ataque cardíaco

Um estudo da Universidade da Califórnia revelou que o uso regular de maconha, seja fumada ou ingerida, pode prejudicar a saúde cardiovascular de forma semelhante ao tabaco. A pesquisa analisou 55 adultos saudáveis divididos em três grupos: fumantes de maconha, consumidores de comestíveis com THC e não usuários.

Os resultados mostraram que a função dos vasos sanguíneos foi reduzida em 42% entre fumantes e 56% entre os que ingeriam THC, em comparação aos não usuários. O THC é o componente psicoativo da maconha. A disfunção foi relacionada à dose: quanto maior o consumo, maior o impacto vascular.

Segundo os pesquisadores, o problema parece estar tanto no THC quanto na fumaça da maconha. Testes laboratoriais mostraram que o soro sanguíneo de fumantes de maconha reduziu em 27% a produção de óxido nítrico, substância essencial para a dilatação dos vasos, enquanto o soro de consumidores de comestíveis não apresentou o mesmo efeito.

Embora o estudo não tenha detectado placas nas artérias, a disfunção dos vasos indica risco futuro de doenças cardíacas. A Associação Americana do Coração já orienta evitar fumar ou vaporizar qualquer substância, incluindo cannabis.

Estudos anteriores também indicam aumento do risco de ataque cardíaco e derrame com o uso frequente de maconha, mesmo em pessoas sem histórico de doenças cardíacas.

Os pesquisadores ressaltam que são necessárias mais investigações para entender os efeitos de diferentes formas e doses de cannabis no sistema cardiovascular.

Fonte: Com informações da CNN

Imagem: Nathalie Jamois/LightRocket via Getty Images

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Programa Farmácia Popular: cidadão será avisado sobre remédio de uso contínuo

Programa Farmácia Popular: cidadão será avisado sobre remédio de uso contínuo

Next
Senado Federal aprova projeto que inclui guarda municipal na segurança pública

Senado Federal aprova projeto que inclui guarda municipal na segurança pública

You May Also Like
Total
0
Share