Em depoimento no STF, Jair Bolsonaro nega ter cogitado plano de golpe de Estado

Interrogatório de ex-presidente deve prosseguir até as 20h desta terça (10)

Durante depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro negou nesta terça-feira (10) ter cogitado dar um golpe de Estado no Brasil para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou que tal medida seria danosa para o Brasil.

O ex-presidente está sendo ouvido na condição de réu da ação de uma trama golpista e foi confrontado com as acusações de que teria planejado medidas inconstitucionais para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Da minha parte, nunca se falou em golpe. Golpe é abominável. O golpe até seria fácil começar. O afterday é imprevisível e danoso para todo mundo. O Brasil não poderia passar por uma experiência dessa. Não foi sequer cogitada essa hipótese de golpe no meu governo”, afirmou.

O ex-presidente presta depoimento na condição de réu da ação de uma trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro responde pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988.

Ele também responde aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

O interrogatório de Bolsonaro deve prosseguir até as 20h. Durante a oitiva, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e as defesas dos demais acusados também poderão fazer perguntas ao ex-presidente.

O ex-presidente e mais sete réus fazem parte do núcleo 1 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados pela trama golpista.

Minuta do golpe

Bolsonaro também negou ter feito uma minuta de golpe para justificar a intervenção militar após as eleições de 2022.

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Conselheiros tutelares de todo o estado participação de capacitação em Porto Velho

Conselheiros tutelares de todo o estado participação de capacitação em Porto Velho

Formação tem como objetivo aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes

Next
Descontos: 59 agências dos Correios em Rondônia estão atendendo aposentados e pensionistas

Descontos: 59 agências dos Correios em Rondônia estão atendendo aposentados e pensionistas

Porto Velho conta com o maior número de pontos de atendimento

Total
0
Share