Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack

Pesquisa foi divulgada hoje pela Universidade Federal de São Paulo

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 14 anos já usaram cocaína ou crack, segundo levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O número equivale a 6,6% da população e representa um aumento em relação a 2012, quando a taxa era de 4,43%.

O estudo faz parte do terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III), com dados coletados em 2023 em 300 municípios. Cerca de 3,8 milhões de pessoas (2,2%) relataram uso recente das substâncias. A taxa é estável em comparação a 2012 (2%).

O uso ao longo da vida é mais comum entre homens, pessoas de 25 a 49 anos, de cor amarela ou indígena, divorciadas, com menor escolaridade e renda de até dois salários mínimos.

Em relação à cocaína, 5,38% da população (9,3 milhões) já usaram a droga, e 1,78% (3 milhões) fizeram uso no último ano. Entre esses, 43,6% relataram consumo frequente. A prevalência de dependência é de 0,72% da população geral e de 74,8% entre os usuários recentes.

O uso de crack foi relatado por 1,39% da população (2,3 milhões) ao longo da vida e por 0,5% (829 mil) no último ano. Os índices se mantêm estáveis desde 2012.

A pesquisa também mostrou que 43,8% dos brasileiros percebem o tráfico de drogas como frequente em seus bairros, com maior incidência nas regiões Sudeste e Norte.

Fonte: jornaldamazonia.com

Imagem: hospitalsantamonica

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Para evitar fraudes Banco Central muda regras do Pix com CPFs

Para evitar fraudes Banco Central muda regras do Pix com CPFs

Entra em vigor a partir desta terça-feira (1º), uma nova exigência do Banco

Next
Agentes do ICMBio são alvos de tiros durante operação “Dominância”

Agentes do ICMBio são alvos de tiros durante operação “Dominância”

Ataque foi registrado durante fiscalização na Floresta Nacional do Jamari

Total
0
Share