Governo abre inscrição para contratação de brigadistas em Rondônia

Contratados irão atuar junto com os bombeiros no combate a incêndios florestais

O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nesta temporada mais seca do ano, onde é maior o risco de propagação de fogo. A inscrição é gratuita e encerra no dia 14 de julho, conforme o edital nº 9/2025, publicado no Diário Oficial do Estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o investimento do governo do estado no processo seletivo de contratação dos 262 brigadistas faz parte do compromisso em garantir o máximo de dignidade e segurança à população, e também melhor desempenho na proteção ao meio ambiente, e no enfrentamento ao período de estiagem em 2025. ‘‘Rondônia está chegando na estiagem de 2025 muito mais preparado, pois o governo do estado está investindo e aperfeiçoando as estratégias. Entre as ações está a criação do  Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, criado ainda em outubro de 2024; houve também uma intensa fase de ações preventivas no primeiro semestre; em junho foi dado início a fase combativa com a Operação Verde Rondônia, e agora avançamos em mais uma medida importante, o processo seletivo para contratação de brigadistas, que irão somar esforços no combate a incêndios florestais nos municípios’’, frisou.

PREPARAÇÃO

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou que a seleção para o cargo de Agente Temporário Ambiental, para a função de Brigadista Temporário, é um desdobramento das ações de preparação para o combate a incêndios florestais neste período mais seco do ano.

‘‘De forma antecipada, o Corpo de Bombeiros realizou ainda em fevereiro, o Nivelamento de instrutores formadores de brigadistas, e de fevereiro a março esses instrutores do CBMRO formaram, através do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, 958 civis de 51 municípios, gratuitamente. Desta forma, o governo de Rondônia deixou diversos civis prontos para atuarem como brigadistas, em todos os municípios que aderiram ao curso, e isso certamente fará a diferença neste momento combativo’’, afirmou o comandante.

PROCESSO SELETIVO

Inscrição: as inscrições deverão ser realizadas no portal do Processo Seletivo Simplificado, disponível em https://processoseletivo.sistemas.ro.gov.br/.

Requisitos: possuir, no mínimo, Ensino Fundamental Completo; ter entre 18 anos e 50 anos; ser brasileiro; possuir certificado de Brigadista Florestal ou de Bombeiro Civil.

Distribuição de vagas por localidade: Porto Velho (20); Guajará-Mirim (20); Candeias do Jamari (14); Ji-Paraná (20); Ouro Preto d’Oeste (8); Jaru (14); Vilhena (20); Cerejeiras (8); Colorado do Oeste (8); Cacoal (20); Pimenta Bueno (20); Espigão do Oeste (8); Ariquemes (20); Machadinho d’Oeste (14); Buritis (14); Rolim de Moura (20); e São Miguel do Guaporé (14).

Remuneração bruta: um salário mínimo e meio, mais auxílio-saúde e auxílio transporte, 13° salário proporcional aos meses trabalhados, férias proporcionais aos meses trabalhados e 1/3 de férias proporcional aos meses trabalhados.

Jornada de trabalho: 44 horas semanais; regime de plantão de 12h, seguido de 36 horas de descanso.

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

A divulgação do resultado das inscrições e da análise de títulos estará disponível no endereço eletrônico www.cbm.ro.gov.br, prevista para o dia 21 deste mês.

Fonte: SECOM/RO

Fotos: Daiane Mendonça

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Divulgado o resultado da 1ª chamada do segundo semestre do ProUni

Divulgado o resultado da 1ª chamada do segundo semestre do ProUni

Selecionados devem apresentar documentação às universidades até dia 18

Next
Cláudia de Jesus solicita execução da lei que separa ala para mães em luto gestacional

Cláudia de Jesus solicita execução da lei que separa ala para mães em luto gestacional

Deputada pede que o governo assegure atendimento humanizado

Total
0
Share