Brasil terá produção 100% nacional de medicamentos derivados de sangue humano

O anúncio foi feito pelo presidente Lula, na sede da fábrica, em Goiana (PE)

O Brasil dá um passo histórico rumo à autossuficiência na produção de hemoderivados com a inauguração, nesta quinta-feira (14), da nova fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

A unidade reforça a soberania nacional na produção de medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e marca uma conquista decisiva para a independência do país no setor. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sede da fábrica, em Goiana (PE).

Resultado de investimento de R$ 1,9 bilhão, a planta industrial vai produzir, a partir do plasma humano, medicamentos de alto custo, como Albumina, Imunoglobulina e Fatores de Coagulação VIII e IX – usados no tratamento de queimados graves, pacientes de UTIs, hemofilias, doenças raras e em grandes cirurgias.

Com a entrada em operação, a Hemobrás amplia gradualmente a produção nacional, incorpora novos medicamentos e fortalece a política pública de acesso universal e gratuito pelo SUS.

Atualmente, a Hemobrás abastece o sistema público com produtos obtidos por meio de acordos de transferência de tecnologia. Em 2024, entregou um recorde de 552 mil frascos de hemoderivados e 870 milhões de Unidades Internacionais de medicamentos recombinantes. A nova fábrica permite que o Brasil produza, em quatro anos, até 500 mil litros de plasma fracionado por ano e seis tipos de medicamentos.

Como funciona

A Hemobrás, vinculada ao Ministério da Saúde, atualmente, recolhe plasma excedente de 72 hemocentros públicos e serviços de hemoterapia em todo o país. Esse insumo, que hoje é enviado para processamento no exterior, passa a ter maior parcela de produção no território nacional, impulsiona a indústria de biotecnologia e fortalece o Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Fonte: Agência GOV

Foto: OPAS/OMS/Karina Zambrana

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
TRÁFICO DE DROGAS: PRF apreende quase 75 kg de entorpecentes em Pimenta Bueno (RO)

TRÁFICO DE DROGAS: PRF apreende quase 75 kg de entorpecentes em Pimenta Bueno (RO)

A apreensão ocorreu durante fiscalização relativa à Lei do Descanso

Next
Inclusão: deputada Cláudia de Jesus indica ensino de Libras nas escolas de Rondônia

Inclusão: deputada Cláudia de Jesus indica ensino de Libras nas escolas de Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) indicou à Secretaria de Estado da

Total
0
Share