A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta quarta-feira (20), a operação denominada “Escudo de Rondônia”, em ação conjunta com o GAECO/MPRO, SEJUS e GAVE. Mais de 130 policiais foram mobilizados para cumprir 31 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca domiciliar em seis municípios de Rondônia e também em Catanduvas (PR). A operação contou com apoio aéreo, com o uso de um helicóptero da GAVE.
Segundo informações da Polícia Civil, os alvos da operação são integrantes de uma facção criminosa responsável pelos ataques orquestrados em janeiro deste ano. Os suspeitos são acusados de envolvimento em execuções — como a do policial militar Fábio Martins de Andrade Cardoso —, incêndios a ônibus escolares e coletivos, destruição de veículos e atentados contra repartições públicas.
A ação criminosa foi coordenada por lideranças atuando dentro e fora do sistema prisional. As investigações permitiram identificar a cadeia de comando, incluindo financiadores e executores dos crimes.
O nome “Escudo de Rondônia” simboliza a proteção do Estado contra facções criminosas, reafirmando o compromisso da Polícia Civil em defender a sociedade rondoniense e garantir a soberania estadual.
Fonte: Com informações da Assessoria
