Acidentes com motociclistas sobrecarregam o SUS e adiam cirurgias

Motociclistas representaram 57,2% das internações por acidentes no país

O aumento de emergências envolvendo motociclistas tem adiado cirurgias eletivas de alta complexidade no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), referência do SUS no Brasil. Em 2024, mais de 1.400 procedimentos deixaram de ser realizados para dar lugar a atendimentos de urgência, principalmente de vítimas de acidentes com motos.

Segundo o Into, cada cirurgia emergencial ocupa o lugar de até cinco pacientes da fila de espera. O custo também é maior: vítimas de trânsito costumam ficar internadas por até 25 dias e exigem mais recursos, como antibióticos de alto custo.

De 2010 a 2023, motociclistas representaram 57,2% das internações por acidentes de trânsito no país, gerando um gasto de mais de R$ 2 bilhões ao SUS. Muitos dos acidentados são trabalhadores por aplicativo. Em São Paulo e Belo Horizonte, eles representam até 31% dos casos em prontos-socorros.

A diretora do Into, Germana Lyra Bahr, alerta que a situação compromete o atendimento a uma população que envelhece e demanda mais cuidados ortopédicos. “Nosso problema não é orçamento, é capacidade física e de pessoal”, afirma.

Um exemplo é Eduardo Barbosa, de 39 anos, que sofreu um grave acidente de moto em 2022. Após várias cirurgias e três anos de reabilitação, ele ainda enfrenta uma longa recuperação. Casos como o dele se tornam cada vez mais comuns no país.

Segundo a terapeuta ocupacional Martha Menezes, 90% dos pacientes em reabilitação no Into são motociclistas. Muitos ficam com sequelas permanentes, perdem a capacidade de trabalho e enfrentam queda na qualidade de vida.

Fonte: Com informações da Agência Brasil Foto: Tânia Rêgo

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Lula anuncia investimentos do governo federal no Acre, nas áreas de infraestrutura, transportes, energia e educação

Lula anuncia investimentos do governo federal no Acre, nas áreas de infraestrutura, transportes, energia e educação

O destaque da cerimônia de anúncios foi as obras e reparos na BR 364

Next
Governo veta trechos polêmicos de lei do licenciamento ambiental

Governo veta trechos polêmicos de lei do licenciamento ambiental

Lula vetou 63 dos 400 dispositivos propostos pelo Projeto de Lei

Total
0
Share