Porto Velho enfrenta um preocupante aumento na violência. Somente na última semana, a capital de Rondônia registrou nove homicídios, evidenciando uma nova escalada nos crimes letais. Nesta quarta-feira (2), a polícia já foi acionada três vezes para atender ocorrências de cadáveres encontrados em diferentes pontos da cidade. Ainda na data de hoje, oito criminosos vieram a óbito após confronto com a polícia, no bairro Cai N’Água.
Segundo fontes da segurança pública, o recrudescimento da criminalidade estaria relacionado ao rompimento de um pacto de paz firmado entre facções criminosas no início deste ano. O acordo informal vinha contribuindo para a redução dos índices de violência na capital, mas foi desfeito recentemente, reacendendo os confrontos entre os grupos rivais.

A Polícia Civil investiga as mortes recentes e não descarta a ligação direta com disputas por território e pelo controle de atividades ilícitas, como a comercialização de entorpecentes. As autoridades afirmam que operações estão em andamento para conter a violência e identificar os responsáveis pelos crimes.
A população segue apreensiva diante da retomada da violência urbana. Moradores de bairros mais afetados relatam medo e insegurança, especialmente à noite, quando integrantes de organizações criminosas circulam armados e exibem armas de fogo nas ruas dessas comunidades.
Fonte: jornaldamazonia.com
Imagem: Daiane Mendonça
Matéria atualizada.
