ALERTA: Quase metade das brasileiras já sofreu assédio no carnaval

Entrevistados reconhecem que o problema ainda persiste na folia

Quase metade das mulheres brasileiras (47%) já sofreu algum tipo de assédio sexual durante o Carnaval, e 80% afirmam ter medo de passar por essa situação. Os dados são de levantamento do Instituto Locomotiva, divulgado nesta semana, que também mostra que 86% dos entrevistados reconhecem que o problema persiste na folia.

A pesquisa ouviu 1.503 pessoas em todo o país e revela que o receio de violência afeta a forma como muitas mulheres aproveitam a festa. Para se proteger, elas adotam estratégias como sair apenas em grupo, evitar certos horários e planejar trajetos considerados mais seguros.

O estudo também identificou diferenças de percepção entre homens e mulheres. Entre os entrevistados, 22% acreditam que quem vai sozinho ao Carnaval “quer ficar com alguém”; 18% dizem que a roupa da mulher pode indicar intenção de beijar; e 17% concordam com a ideia de que, na festa, “ninguém é de ninguém”. Para 10%, é aceitável “roubar” um beijo de uma mulher alcoolizada — índice que sobe para 12% entre homens.

Apesar disso, há consenso sobre a necessidade de enfrentamento: 86% defendem que combater o assédio é responsabilidade de toda a sociedade, e 96% consideram importantes as campanhas de conscientização no período carnavalesco.

Fonte: jornaldamazonia.com

Imagem: Fernando Frazão

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Prefeitura disponibiliza plataforma digital para ampliar acolhimento de crianças e adolescentes

Prefeitura disponibiliza plataforma digital para ampliar acolhimento de crianças e adolescentes

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à informação

Next
Rede de apoio fortalece mulheres vítimas de violência em Porto Velho

Rede de apoio fortalece mulheres vítimas de violência em Porto Velho

Vítimas podem buscar atendimento especializado no Centro de Referência

Total
0
Share