Alunos de Itapuã se classificam entre os campeões da Jornada Nacional de Foguetes

Das 97 equipes que participaram do evento, apenas duas de Rondônia

Equipes formadas por alunos da Escola Estadual Paulo Freire do Município de Itapuã do Oeste, se classificaram nos grupos de campeões e vice-campeões da 68ª Jornada de Foguetes realizada no mês de agosto no Estado do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que visa aprimorar o desempenho dos estudantes na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) busca incentivar a pesquisa e interesse dos estudantes em todo o Brasil.

Das 97 equipes que participaram do evento, apenas duas de Rondônia (57 e 58) marcaram presença na fase nacional, sendo elas da cidade de Itapuã. A equipe 57 se classificou no grupo dos campeões obtendo o alcance de 200,5 metros de distância. Já a equipe 58 se classificou no grupo de vice-campeões, com o alcance de 190 metros.

Os únicos representantes de Rondônia foram os alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Paulo Freire. Entre eles: Pablo Vinícius de Sousa, João Vitor Alves da Silva, Pedro Henrique Silva, Gabriel Sousa Lima Rodrigues, Júlio Nycolas Soares de Sousa e que foram acompanhados pela Professora líder Francisca Denilça dos Santos Narciso Salvador e a Diretora da Escola Sandra Alves da Silva Nogueira.

CUSTOS PARA PARTICIPAR

De acordo com a professora Denilça, a Escola Paulo Freire participou com duas equipes, uma com três estudantes e a outra com dois estudantes. “Participamos com uma equipe reduzida, pois financeiramente não era possível levar mais alunos. A nossa ida só aconteceu porque tivemos que fazer campanhas, vaquinhas e buscar ajuda de amigos, pequenos empresários e até alguns políticos para custear as despesas para o evento”, disse a professora líder e acompanhante dos estudantes.

“Infelizmente não tivemos qualquer ajuda por parte da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC. O que foi bem frustrante para todos os alunos e pais. Mesmo com todas as dificuldades corremos contra o tempo para conseguir pagar cada passagem e inscrição de nossos alunos. Agradecemos cada pessoa que acreditou no projeto e realizou o sonho de nossos alunos de participar desse evento tão importante na vida escolar deles. Os resultados vieram. Foi muito gratificante como professora receber o resultado junto com eles. Certamente ficará marcada na vida deles”, destacou Denilça.

VANTAGENS AOS PARTICIPANTES

A partir dos resultados os estudantes podem garantir vagas em Universidades e Institutos Federais, como por exemplo a Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, além de participar do projeto de Iniciação Científica com bolsa de estudo pelo CNPq, e ainda, garantir vaga em outras copas de Lançamento de Foguetes, que vai ocorrer em novembro deste ano. As equipes classificadas como vice-campeã, tiveram os alcances de 100 à 199,9 metros. Equipes campeãs, tiveram seus alcances de 200 à 400 metros. O maior alcance foi do colégio do grupo de São Paulo, com o alcance de 399,1 metros. Nos anos recentes, outras instituições de ensino superior acrescentaram premiações em olimpíadas científicas, em especial a OBA, em suas possibilidades de ingresso, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Fonte: Assessoria

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Financiamentos de motos crescem 10,3%; carros e caminhões têm queda

Financiamentos de motos crescem 10,3%; carros e caminhões têm queda

Mais de 622 mil veículos foram vendidos no país no mês de agosto

Next
Viagens de avião: saiba quais líquidos são permitidos na bagagem de mão

Viagens de avião: saiba quais líquidos são permitidos na bagagem de mão

Muitos passageiros ainda têm dúvidas sobre o que é permitido levar

Total
0
Share