Na madrugada desta terça-feira (14), um apagão generalizado afetou pelo menos 21 estados e o Distrito Federal, deixando milhões de brasileiros sem energia elétrica. O incidente teve início por volta das 0h32 e foi causado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, localizada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de cerca de 10 mil MW de carga, afetando todos os subsistemas do país — Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Estados afetados
Além do Paraná e do Distrito Federal, os seguintes estados registraram falhas no fornecimento de energia: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Balanço das distribuidoras
- São Paulo: A Enel informou que 937 mil clientes foram afetados, com restabelecimento em cerca de 8 minutos. CNN Brasil
- Minas Gerais: A Cemig restabeleceu 99% dos serviços até 1h30, com normalização total às 6h12.
- Rio de Janeiro: A Light registrou falta de energia em cerca de 450 mil unidades consumidoras, com fornecimento retomado às 1h05. A Enel Rio afetou 277 mil clientes, com normalização às 1h22.
- Pernambuco: Cerca de 600 mil clientes em 60 municípios foram afetados, com interrupção entre 0h31 e 1h10.
- Santa Catarina: A Celesc registrou 88 mil unidades consumidoras sem energia, principalmente nas regiões de Itajaí, Grande Florianópolis e Blumenau, com fornecimento retomado às 1h42.
- Distrito Federal: A Neoenergia Brasília informou que 35% dos clientes foram afetados, com restabelecimento total às 1h06.
- Espírito Santo: A EDP informou que 10% dos clientes foram afetados, com normalização às 1h08.
- São Paulo (outras distribuidoras): A EDP, que atende 28 municípios, informou que 12% dos clientes foram afetados, com normalização às 1h08. A Elektro SP, que atende 223 cidades, registrou 11% de clientes afetados, com 99% de restabelecimento em cerca de 40 minutos, concluído às 1h15.
Causas e esclarecimentos
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esclareceu que o apagão não foi causado por falta de energia, mas por um problema técnico na infraestrutura de transmissão. Ele destacou que, ao contrário de episódios anteriores, o país possui energia suficiente, e o incidente foi resultado de uma falha na transmissão.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que enviou uma equipe de fiscalização à subestação de Bateias para realizar uma inspeção detalhada e apurar as causas do incêndio.
jornaldamazonia.com
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
