As tarifas de energia em Rondônia terão aumento significativo a partir de 13 de dezembro, após aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira (9). O reajuste afeta consumidores atendidos pela Energisa Rondônia, que distribui energia para cerca de 729 mil unidades nos 52 municípios do estado.
O impacto mais forte será sentido pelos consumidores residenciais, que terão alta de 14,64%. Para a baixa tensão, o aumento médio será de 15,01%, enquanto a alta tensão terá reajuste médio de 18,49%. No geral, o efeito médio para todos os consumidores chega a 15,72%.
Segundo a ANEEL, o reajuste foi pressionado por custos de aquisição, distribuição e transmissão de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros acumulados de ciclos tarifários anteriores.
A diretoria também aprovou uma Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), cujo impacto financeiro de R$ 57 milhões representará acréscimo de 2,15% no reajuste deste ano. O restante desse valor será incorporado gradualmente nos próximos processos tarifários.
Os novos índices atingem todas as classes de consumo, tanto em alta quanto em baixa tensão, incluindo residências, comércios, indústrias, área rural e iluminação pública.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Divulgação







