Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

Este será o segundo encontro entre as seleções nesta Copa América

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa América. A partir das 18h (horário de Brasília), as brasileiras enfrentam a Colômbia no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, valendo o título da décima edição da competição. A TV Brasil transmite ao vivo. A jornada esportiva começa às 17h30.

Este será o segundo encontro entre as seleções nesta Copa América. Na fase de grupos, Brasil e Colômbia empataram sem gols no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, casa do Independiente del Valle. A partida foi marcada pela expulsão da goleira Lorena, ainda na metade do primeiro tempo, e pelo clima tenso em campo, com divididas ríspidas e discussões. Mesmo com uma a menos, a equipe verde e amarela teve mais oportunidades ao longo dos 90 minutos.

O Brasil domina o futebol de mulheres sul-americano com folga. Em nove edições da Copa América, são oito títulos brasileiros. O último, em 2022, foi conquistado em cima da própria Colômbia, na casa das adversárias. A seleção canarinho venceu por 1 a 0 no Estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, com gol de pênalti da atacante Debinha.

As equipes chegam à final deste sábado (2) invictas. Dos cinco jogos que disputou, o Brasil apenas não venceu a Colômbia. Na primeira fase, as brasileiras bateram a Venezuela por 2 a 0, a Bolívia por 6 a 0 e o Paraguai por 4 a 1. Na última terça-feira (29), no Casa Blanca, pelas semifinais, o time de Arthur Elias fez 5 a 1 no Uruguai, garantindo vaga na final e na Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. 

Elas querem revanche

A Colômbia atinge a segunda final de Copa América, tendo aplicado a maior goleada desta edição: 8 a 0 sobre a Bolívia, na fase de grupos. As Cafeteras, como são conhecidas as rivais deste sábado, ainda fizeram 4 a 1 no Paraguai, mas passaram em branco contra Venezuela, Brasil e Argentina, esta última pelas semifinais, na segunda-feira passada (28), também no Casa Blanca. A goleira Kate Tapia, do Palmeiras, brilhou na disputa de pênaltis, vencida pelas colombianas por 5 a 4.

Além de Tapia, outro nome importante das Cafeteras é Linda Caicedo. A jogadora do Real Madrid, da Espanha, foi eleita a revelação da última Copa América, aos 16 anos. A joia colombiana marcou três gols nesta edição e forma dupla de ataque com outra estrela da modalidade: Mayra Ramírez, do Chelsea, da Inglaterra, uma das dez transferências mais caras do futebol feminino.

O técnico Angelo Marsiglia também não tem desfalques e deve escalar a Colômbia com Kate Tapia; Carolina Arias, Daniela Arias, Jorelyn Carabalí e Daniela Caracas; Lorena Bedoya, Leicy Santos, Catalina Usme e Valerin Loboa; Mayra Ramírez e Linda Caicedo. Delas, apenas a zagueira Carolina Arias e a meia Loboa não estiveram na final de 2022.

Fonte: EBC

Foto: Lívia Villas Boas

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Secretaria do Consumidor vai fiscalizar preços do gás natural

Secretaria do Consumidor vai fiscalizar preços do gás natural

Distribuidoras já foram notificadas revela secretário Nacional do Consumidor

Next
Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Medida resulta de nova interpretação da regra sobre sobras eleitorais

Total
0
Share