Brasil redefine limites da pressão arterial: 12 por 8 é pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

Uma nova diretriz brasileira sobre o manejo da pressão arterial passa a considerar a aferição 12 por 8 não mais como normal, mas como pré-hipertensão. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, a reclassificação tem o objetivo de identificar precocemente pessoas em risco e incentivar intervenções proativas, especialmente mudanças no estilo de vida, para prevenir a progressão da hipertensão.

A partir de agora, para ser considerada normal, a pressão arterial precisa estar abaixo de 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam a ser classificados como hipertensão, nos estágios 1, 2 ou 3, dependendo da aferição realizada pelo profissional de saúde em consultório.

Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou a importância da atualização. “Essencial para quem busca medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, afirmou a entidade, ressaltando seu papel na orientação da prática clínica de cardiologistas em todo o país.

jornaldamazonia.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Após operação contra garimpo, PF anuncia delegacia em Humaitá

Após operação contra garimpo, PF anuncia delegacia em Humaitá

Combate a crimes ambientais será mais constantes na região

Next
Três ministros do STF votam contra necessidade de autorização do Legislativo em mandados

Três ministros do STF votam contra necessidade de autorização do Legislativo em mandados

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta

Total
0
Share