A Caixa Econômica Federal voltou a liberar, a partir desta terça-feira (9), a contratação de mais de um financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A regra estava suspensa desde novembro de 2024 e foi retomada para ampliar as alternativas de crédito e atender à demanda do mercado.
Com a mudança, clientes que já possuem um financiamento ativo — incluindo cônjuges, em qualquer regime de casamento — podem solicitar novo crédito habitacional. As operações do SBPE seguem com saldo devedor atualizado pela TR, juros a partir de 10,99% ao ano e prazo de até 420 meses.
Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a liberação só foi possível após a flexibilização do compulsório da poupança, o que aumentou a liquidez do sistema e sustenta a oferta de crédito mesmo com a queda nos depósitos.
A medida integra um pacote de ações para estimular o mercado imobiliário, que inclui aumento do teto do SFH para R$ 2,25 milhões, expansão das cotas de financiamento e novas linhas para reformas pelo programa Reforma Casa Brasil. A Caixa segue líder no setor, com 67,1% de participação e carteira de R$ 905 bilhões até o terceiro trimestre de 2025.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: TV Brasil







