Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a caderneta de vacinação. A Campanha Nacional de Multivacinação segue até 31 de outubro, com todas as vacinas do Calendário Nacional 2025 disponíveis nas unidades de saúde.
O Ministério da Saúde disponibilizou 6,8 milhões de doses e repassou R$ 150 milhões a estados e municípios para apoiar as ações locais. Segundo o ministro Alexandre Padilha, as vacinas usadas no país são seguras e essenciais para prevenir doenças graves.
Estão sendo aplicadas vacinas contra poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatites A e B, HPV, febre amarela, meningite, influenza, covid-19, entre outras.
Para reforçar a mobilização, o ministério enviará notificações pelo aplicativo Meu SUS Digital, que permite acessar a Caderneta Digital da Criança e acompanhar o calendário vacinal.
De 2022 a 2024, o país registrou aumento de 17% na imunização contra pólio e 40% na cobertura da tríplice viral. Diante do avanço do sarampo nas Américas, o Brasil também ampliou a vacinação para pessoas de 12 meses a 59 anos.
O Dia D de Vacinação será realizado em 18 de outubro, com horário estendido nos postos de saúde de todo o país.
jornaldamazonia.com
Foto: Reprodução
