O Sistema FAPERON/SENAR participou, nesta terça-feira (30), de visita técnica à Fazenda Futuro, em Porto Velho, vinculada à Sejus, que será sede do Projeto Pena Justa. A iniciativa nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), conta com apoio do programa Fazendo Justiça e busca capacitar apenados para o mercado de trabalho, promovendo sua ressocialização.
Em Rondônia, a Fazenda Futuro será referência na aplicação das primeiras etapas, voltadas às cadeias de hortifruticultura, piscicultura e produção de farinha, além de formações técnicas e sociais. O objetivo é fortalecer a produção para consumo interno e comercialização do excedente.

As ações ocorrerão em fases: a curto prazo, consultorias para ampliar a produção hortifrutícola; a médio prazo, inclusão da piscicultura e da agroindústria, com capacitações presenciais e EAD; e, a longo prazo, consolidação das cadeias produtivas, agregando valor e sustentabilidade às atividades.
O Senar Rondônia atuará com instrutoria, consultorias, cursos e disponibilização de laboratório de informática, enquanto a Sejus coordenará as ações junto aos apenados. O início do projeto no estado está previsto para 2026.
A visita contou com representantes do CNJ, Sejus, CNA e Senar Rondônia. Para o superintendente do Senar/RO, Elmerson Lira, o projeto é um marco: “É uma oportunidade para que essas pessoas possam retornar ao convívio social. O Sistema FAPERON/SENAR não medirá esforços para contribuir com essa missão, que agora chega ao nosso estado”.
O gerente de Reinserção Social da Sejus, Fábio Recalde, destacou que a iniciativa fortalece cadeias já existentes: “O foco é garantir produção para consumo interno e comercialização, gerando dignidade e oportunidades dentro do sistema prisional”.
O Projeto Pena Justa busca transformar a realidade do sistema prisional brasileiro, oferecendo qualificação, dignidade e novas perspectivas de vida aos detentos em processo de reinserção social.
jornaldamazonia.com / Com informações da Assessoria
