Dois gigantes do futebol europeu se enfrentam neste domingo (13), em Nova York-Nova Jersey, para decidir quem será o primeiro campeão da história do Mundial de Clubes da FIFA 2025™. Ambos perderam a segunda partida da fase de grupos contra times brasileiros – o Chelsea FC para o CR Flamengo, e o Paris Saint-Germain contra o Botafogo –, mas desde então não olharam mais para trás.
Os ingleses chegam à final graças ao brilho do novo reforço João Pedro, ex-Brighton, que marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre seu ex-time Fluminense FC nas semifinais. O PSG foi talvez ainda mais impressionante ao golear o Real Madrid CF por 4 a 0, embora tenha jogado na quarta-feira e, por isso, terá um dia a menos de descanso antes da decisão.
O Chelsea contará com a volta do zagueiro Levi Colwill, que cumpriu suspensão na semifinal e deve formar dupla com Trevoh Chalobah no centro da defesa. Liam Delap também retorna de suspensão, mas provavelmente não diretamente entre os titulares devido ao impacto imediato de João Pedro como referência na frente.
Além disso, o lateral Reece James briga para voltar ao time depois de sair do banco na vitória sobre o Fluminense, enquanto Moisés Caicedo sofreu uma lesão no tornozelo no fim da mesma partida, o que pode ameaçar sua participação na decisão.
Do outro lado, Luis Enrique seguirá sem poder contar com os suspensos Willian Pacho e Lucas Hernandez, com Lucas Beraldo possivelmente continuando ao lado do capitão Marquinhos no miolo da defesa do PSG. O trio de meio-campistas Vitinha, João Neves e Fabian Ruiz, além dos pontas Désiré Doué e Khvicha Kvaratskhelia, começaram os quatro jogos anteriores da equipe e devem manter a titularidade.
Após ter jogado cerca de uma hora contra o Real Madrid, a estrela Ousmane Dembélé estará novamente no comando do ataque nesta final.
Possíveis escalações
Chelsea FC (4-2-3-1): Sanchez; James, Chalobah, Colwill, Cucurella; Caicedo, Fernández; Nkunku, Palmer, Neto; João Pedro.
Paris Saint-Germain (4-3-3): Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Beraldo, Nuno Mendes; Vitinha, João Neves, Fabian Ruiz; Doué, Dembélé, Kvaratskhelia.
O que disseram os treinadores
– “É uma grande conquista. Foi uma temporada fantástica: ficamos entre os quatro primeiros na Premier League, conquistamos o título da Liga Conferência e agora estamos na final do Mundial. Estamos muito, muito felizes. Vamos jogar a jogo. Agora temos a última partida da temporada e esperamos ganhar o Mundial.” Enzo Maresca, treinador do Chelsea
“Estamos vivendo uma temporada especial, um momento especial, e temos mais um passo contra um grande time como o Chelsea. Agora é hora de nos prepararmos. Queremos fazer história para o nosso clube.”
– Luis Enrique, treinador do Paris Saint-Germain
Fonte: Fifa
