Na noite de ontem (10), a Catedral Sagrado Coração de Jesus foi palco da solene abertura oficial do Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Porto Velho, celebrando os 100 anos da Igreja Particular nestas terras amazônicas.

Com o tema “Do Céu para o altar da Amazônia” e o lema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51), a Santa Missa foi presidida por Dom Roque Paloschi e concelebrada pelo cardeal Leonardo Ulrich Steiner arcebispo de Manaus-AM,Dom Raimundo Vanthuy – São Gabriel da Cachoeira – AM, Dom Limacêdo Antônio Silva – Afogados da Ingazeira – PE, Dom Norberto Hans Cristoph Foerter- Jí-Paraná – RO,Dom Antônio Fontinele Humaitá – AM, Dom Raimundo Possidonio – Carrera da Mata Bragança- PA, além de diversos sacerdotes, diáconos, e convidados especiais.

A cerimônia marcou o início do maior evento pastoral que desde 2022 esta sendo organizado com o objetivo de celebrar o centenário da Igreja Particular na capital rondoniense. O congresso se estende por quatro dias, com intensas atividades que incluem catequeses públicas, momentos culturais, feiras, simpósios e ações missionárias organizadas por setores temáticos, com forte inspiração na realidade e espiritualidade indígena da Amazônia.
Durante a homilia, Dom Roque destacou:
“A certeza que o pão nasce no céu, se torna concreto neste chão Amazônico.
O coordenador pastoral arquidiocesano, padre Geraldo Siqueira, ressaltou:
“O Congresso Eucarístico não representa o encerramento das celebrações do centenário, mas é um dos momentos mais significativos dentro dos festejos que envolvem toda a Arquidiocese de Porto Velho.”
Este grande encontro de fé, comunhão e missão é um marco na história da Igreja na Amazônia e um convite à renovação do compromisso evangelizador em nossas comunidades.
Fonte: Assessoria
