Os Correios reabrem, a partir da primeira semana de fevereiro, as inscrições para o Plano de Desligamento Voluntário (PDV). A adesão é individual e opcional, com prazo até 31 de março, e os desligamentos devem ser concluídos até o fim de maio.
A estatal estima que até 15 mil empregados possam aderir ao programa entre 2026 e 2027, o que pode gerar uma economia anual de R$ 2,1 bilhões em despesas com pessoal, com impacto pleno a partir de 2028. Atualmente, os Correios têm mais de 82 mil empregados próprios.
O PDV faz parte da primeira fase do Plano de Reestruturação econômico-financeiro da empresa para o período de 2025 a 2027, que busca reduzir custos e garantir a sustentabilidade da estatal. Diferentemente das edições anteriores, o novo programa elimina a idade mínima e permite a adesão de empregados com pelo menos dez anos de empresa.
Em 2025, cerca de 3,5 mil trabalhadores aderiram ao plano. A reestruturação também prevê outras medidas, como fechamento de unidades deficitárias, venda de imóveis ociosos e redução de despesas, diante do cenário de desequilíbrio financeiro enfrentado pelos Correios.
Fonte: jornaldamazonia.com
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom







