Deputada Cláudia cobra ações para tirar do papel o Programa Jovem Empreendedor Rural

Parlamentar solicitou do Governo de RO informações sobre a implementação de lei

O Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural, instituído pela Lei nº 5.952/2025, ainda não saiu do papel em Rondônia. Preocupada com a falta de ações e de transparência por parte do Governo do Estado, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um requerimento cobrando informações detalhadas sobre a implementação da política pública.

 “É inadmissível que uma política pública tão estratégica para os jovens do campo esteja sendo ignorada. A juventude rural precisa de oportunidades concretas para se formar, produzir e permanecer com dignidade na agricultura familiar. O governo precisa dar respostas e agir”, afirmou Cláudia.

O pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e à Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). A deputada quer saber, por exemplo, se a lei foi regulamentada, quais secretarias estão responsáveis pela sua execução e se já existem ações voltadas à capacitação técnica, educação empreendedora, acesso a crédito e inclusão de jovens em comunidades tradicionais ou indígenas.

Entre os pontos levantados no requerimento estão também a existência de planejamento para difusão de tecnologias no campo, ações voltadas à sucessão familiar na agricultura, parcerias com prefeituras e a previsão orçamentária para custear o programa ainda este ano.

O Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural foi criado para incentivar a permanência do jovem no campo por meio de formação empreendedora, apoio técnico, acesso a crédito e estímulo à liderança rural, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Rondônia.

Clique e veja o requerimento

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Fabrícia Lopes

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Preço do café cai pela primeira vez depois de 18 meses em alta, diz IBGE

Preço do café cai pela primeira vez depois de 18 meses em alta, diz IBGE

Produto é o segundo maior peso da inflação em 12 meses

Next
LIGAÇÕES: Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303

LIGAÇÕES: Anatel revoga obrigatoriedade do uso do prefixo 0303

Código tinha o objetivo de reduzir o número de ligações indesejadas

Total
0
Share