O fluxo de migrantes e refugiados venezuelanos na fronteira entre o Brasil e a Venezuela registrou queda superior a 50% nos primeiros dias de 2026, segundo monitoramento da Operação Acolhida. De acordo com os dados, 1.014 pessoas entraram no país por Pacaraima até o dia 13 de janeiro, contra 2.121 no mesmo período de 2025.
As informações foram apresentadas ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, durante visita a Boa Vista, nesta quarta-feira (14). O ministro percorreu postos de triagem e abrigos e afirmou que o cenário é de normalidade, mesmo diante das recentes tensões internacionais envolvendo a Venezuela.
O coordenador de operações da estratégia, general Santos, também destacou que o fluxo atual é menor que o registrado no ano passado e que não houve necessidade de acionar planos de contingência. Atualmente, cerca de 5 mil migrantes estão abrigados em Pacaraima e Boa Vista, com vagas disponíveis nas unidades.
Segundo o governo federal, a estrutura da Operação Acolhida permanece preparada para eventuais aumentos sazonais no fluxo migratório, garantindo atendimento humanitário, regularização documental e proteção social aos migrantes e refugiados.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: MDS







