Estudo aponta que 43% das mortes por câncer no Brasil poderiam ser evitadas

Globalmente 9,4 milhões de mortes anuais pela doença poderiam ser evitadas

Pesquisa internacional publicada na revista The Lancet estima que 43,2% das mortes por câncer no Brasil poderiam ser evitadas com prevenção, diagnóstico precoce e acesso adequado ao tratamento.

Segundo o levantamento, dos casos diagnosticados no país em 2022, cerca de 253 mil devem levar a óbito em até cinco anos. Desse total, aproximadamente 109 mil mortes seriam evitáveis — sendo 65 mil por prevenção e 44 mil por detecção precoce e tratamento eficaz.

O estudo, conduzido por pesquisadores ligados à Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, vinculada à Organização Mundial da Saúde, analisou dados de 35 tipos de câncer em 185 países. Globalmente, 47,6% das 9,4 milhões de mortes anuais pela doença poderiam ser evitadas.

Entre os principais fatores de risco estão tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, exposição à radiação ultravioleta e infecções como HPV e hepatites. Cânceres de pulmão, fígado, estômago, colorretal e colo do útero concentram a maior parte das mortes evitáveis.

O estudo também evidencia desigualdades: países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentam proporções muito maiores de mortes evitáveis. No Brasil, classificado como de IDH alto, o percentual está próximo da média da América do Sul (43,8%).

Os autores defendem políticas públicas voltadas à redução do tabagismo e do consumo de álcool, controle da obesidade, ampliação da vacinação contra HPV e fortalecimento do diagnóstico precoce, especialmente para câncer de mama e colo do útero.

Fonte: jornaldamazonia.com com informações da Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Anvisa aprova novo medicamento contra fenilcetonúria

Anvisa aprova novo medicamento contra fenilcetonúria

Doença, de origem genética, é causada por deficiência da enzima hepática

Next
Governo autoriza 487 contratações temporárias na Aeronáutica

Governo autoriza 487 contratações temporárias na Aeronáutica

Portaria estabelece prazo de seis meses para publicação de edital

Total
0
Share