Fim do defeso: peixes de oito espécies têm pesca liberada no Amazonas

O tambaqui permanece com seu defeso até dia 31 de março

A pesca de oito espécies de peixe no Estado do Amazonas voltou a ser liberada nesse domingo (16), após o período de defeso iniciado em 15 de novembro do ano passado.

A Gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Karen Alves, deu mais detalhes sobre o fim do período de defeso para pescadores, feirantes e comerciantes do pescado.

“Portanto, a captura, comercialização e transporte das espécies: aruanã, pacu, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, mapará e sardinha estará liberada.  O tambaqui permanece com seu defeso até dia 31 de março e o pirarucu tem defeso permanente, podendo ser capturado somente em áreas de manejo”.

O defeso é o período durante o qual a pesca de determinadas espécies é proibida com o intuito de proteger a reprodução ou recrutamento desses animais. Essa é uma determinação do Governo Federal voltada à preservação e níveis sustentáveis dos estoques das espécies, já que o avanço expressivo da capacidade de captura, aumento do número de embarcações e da modernização das metodologias de pesca, fez reduzir ainda mais as populações de diversas espécies.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Incêndio em boate na Macedônia deixa ao menos 59 mortos

Incêndio em boate na Macedônia deixa ao menos 59 mortos

Cerca de 150 pessoas foram encaminhadas para hospitais Um incêndio atingiu uma

Next
Preço alta nas emissões de carbono na agropecuária brasileira

Preço alta nas emissões de carbono na agropecuária brasileira

Embrapa estima 11,54 dólares por tonelada de gás carbônico

You May Also Like