Uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) identificou 90.386 produtos irregulares entre mais de 725 mil itens fiscalizados em todo o país durante o mês de novembro. A maioria dos problemas foi encontrada em brinquedos, que somaram 82,4 mil unidades fora das normas.
A chamada Operação Natal Seguro teve como foco produtos com grande procura no fim de ano, como brinquedos, luminárias decorativas, alimentos e bebidas alcoólicas. Segundo o Inmetro, a principal irregularidade nos brinquedos foi a ausência do selo de conformidade, obrigatório para garantir padrões mínimos de segurança.
As luminárias do tipo pisca-pisca também apresentaram falhas, principalmente pela falta de informações obrigatórias nas embalagens e pelo descumprimento de exigências técnicas. O instituto alerta que o uso inadequado desses produtos pode representar riscos à segurança.
Entre os alimentos, os maiores índices de irregularidades foram registrados em produtos pré-embalados, como azeite, azeitonas, panetones e bebidas alcoólicas. Em relação às cidades fiscalizadas, Guarulhos e Guarujá, em São Paulo, apresentaram 100% de não conformidade nos itens analisados.
Os estabelecimentos autuados estão sujeitos a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. O Inmetro reforça que o principal objetivo da fiscalização é conscientizar consumidores a priorizarem produtos certificados e a exigirem nota fiscal, evitando riscos e prejuízos.
Fonte: jornaldamazonia.com
Foto: Imetro







