Governo contrata agentes temporários para reforçar combate a incêndios florestais

Agentes temporários irão fortalecer “Operação Verde” de combate ao fogo

A população civil teve a oportunidade de ser treinada gratuitamente pelo governo de Rondônia, entre fevereiro e maio, através do planejamento antecipado de prevenção e combate a incêndios florestais na estiagem de 2025, e nesta semana, na temporada mais quente do ano, 183 foram contratados como agentes temporários ambientais para fortalecer o trabalho combativo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nos municípios, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (página 53).

O trabalho de combate a eventos de fogo no estado acontece por meio da “Operação Verde Rondônia”, coordenada pelo CBMRO. Ela teve a primeira etapa marcada por intensificação das ações preventivas no primeiro semestre e está na fase combativa nos 52 municípios, com a atuação de um efetivo de 255 profissionais, sendo 189 bombeiros militares, 16 policiais militares, 15 integrantes da Força Nacional e 35 do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em campo, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas. Desde o início da operação, no dia 2 de junho, até a quarta-feira (3), já foram combatidos 2.041 eventos de fogo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a antecipação das ações estratégicas e recursos está permitindo a Rondônia passar pela estiagem de 2025 de forma mais branda, com menos ocorrências de incêndios florestais que em 2024 e com um trabalho ainda mais eficiente, tanto na prevenção quanto no combate a incêndios florestais. “O governo de Rondônia investe na contratação de agentes temporários ambientais para dar ainda mais velocidade e qualidade ao enfrentamento das adversidades da estiagem de 2025”, enfatizou.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou que os resultados mostram que as ações estratégicas adotadas para o enfrentamento à estiagem de 2025 em Rondônia estão dando certo, e integra o trabalho realizado em conjunto com outras instituições como Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e outros órgãos.

A capacitação de brigadistas civis foi oferecida gratuitamente pelo governo de Rondônia aos municípios

”Conquistamos no estado redução de mais de 86% de focos de calor em 2025 em comparação a 2024, e ao mesmo tempo mantemos uma forte atuação combativa. Com a formação e, agora, contratação de agentes temporários ambientais, haverá um reforço da missão de proteger a população e o meio ambiente, e com isso o estado destaca-se como um dos mais preparados do Brasil no combate a eventos de fogo neste período”, frisou o comandante-geral do CBMRO.

CONTRATAÇÃO

Os agentes temporários terão direito à seguinte remuneração bruta: um salário mínimo e meio, mais auxílio saúde e auxílio transporte, 13° salário proporcional aos meses trabalhados, férias proporcionais aos meses trabalhados e 1/3 de férias proporcional aos meses trabalhados. E devem cumprir jornada de trabalho de 44 horas semanais; regime de plantão de 12h, seguido de 36 horas de descanso.

Distribuição dos agentes temporários ambientais por municípios:

Porto Velho – 18

Guajará-Mirim -18

Vilhena – 11

Rolim de Moura – 15

Machadinho d’Oeste – 13

Jaru – 9

Cacoal – 16

Candeias do Jamari – 8

São Miguel do Guaporé – 13

Colorado do Oeste – 4

Pimenta Bueno – 11

Ji-Paraná – 8

Cerejeiras – 5

Buritis -7

Ariquemes – 16

Espigão do Oeste – 6

Ouro Preto do Oeste – 5

Fonte: Assessoria

Fotos: Arquivo CBMRO Secom

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Prefeitura emite gratuitamente nova Carteira Nacional de Identidade

Prefeitura emite gratuitamente nova Carteira Nacional de Identidade

Atendimento ocorre no Sine Municipal, sem necessidade de agendamento

Next
Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

Contribuintes que entregaram no prazo já receberam os valores

Total
0
Share