O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento do programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a presença de médicos especialistas em regiões com baixa oferta e reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS. O edital será publicado nesta sexta-feira (24), com 1.778 vagas, das quais 635 terão início imediato em 15 de setembro. As inscrições vão de 28 de julho a 10 de agosto pela plataforma da Universidade Aberta do SUS.
As vagas são distribuídas entre as regiões Nordeste (239), Norte (146), Sudeste (168) e Sul (37). Outras 1.143 vagas compõem o cadastro de reserva. O investimento previsto é de R$ 98 milhões até 2026.
Criado por meio da Medida Provisória 1301/25, o programa busca levar especialistas a áreas prioritárias como oncologia, cardiologia, ginecologia, saúde da mulher e da criança, anestesiologia, reabilitação e atenção à pessoa com deficiência.
Atualmente, a maioria dos especialistas está concentrada em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O ministro Alexandre Padilha afirmou que o programa vai acelerar diagnósticos e ampliar o acesso a exames, consultas e cirurgias.
Além do atendimento, os profissionais deverão oferecer atividades educacionais de até quatro horas semanais, como mentorias ou imersões. O programa também prevê parcerias com entidades privadas e filantrópicas para realizar procedimentos no SUS como forma de quitar dívidas com a União ou compensar atendimentos feitos por planos de saúde.
A expectativa é formar 3 mil especialistas até 2028, por meio de residências médicas e multiprofissionais.
Fonte: Com informações da Agência Brasil
Foto: Rafael Atuchi/MS
