Governo torna biometria obrigatória para acesso a benefícios sociais

Exigência visa ampliar a segurança dos programas assistenciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (23) o decreto que torna obrigatória a biometria para concessão, renovação e manutenção de benefícios sociais, como o Bolsa Família. A medida, prevista na Lei 15.077/2024, será implementada de forma gradual, com exceções para idosos com mais de 80 anos e pessoas com mobilidade reduzida.

A exigência tem como objetivo ampliar a segurança dos programas assistenciais e acelerar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que usa o CPF como número único e integra dados biométricos e faciais. Atualmente, cerca de 30 milhões de CINs já foram emitidas, e os estados têm capacidade mensal de produzir 1,8 milhão de documentos.

Para ampliar o acesso, o governo firmou parceria com a Caixa Econômica Federal, que já detém a biometria de mais de 90% dos beneficiários do Bolsa Família, para realizar a coleta nas comunidades remotas. Um projeto-piloto será iniciado no Rio Grande do Norte.

Durante o evento, o governo também lançou um aplicativo de validação da CIN e colocou em consulta pública um novo decreto de governança e compartilhamento de dados, que prevê maior integração entre sistemas públicos, uso estratégico das informações e armazenamento seguro dos dados sensíveis em nuvem nacional.

Além disso, foi assinada a criação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que usará o CPF como chave de acesso aos serviços do SUS, e lançado o aplicativo Meu Imóvel Rural, que unifica informações fundiárias, ambientais e fiscais de propriedades rurais.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Foto: vchal / Shutterstock.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Presidente sanciona lei que garante 30% de mulheres em conselhos

Presidente sanciona lei que garante 30% de mulheres em conselhos

Nova lei combate desigualdade de gênero nos conselhos de empresas públicas

Next
Governo lança edital com 1.778 vagas para médicos especialistas

Governo lança edital com 1.778 vagas para médicos especialistas

Inscrições iniciam dia 28 de julho pela plataforma da Universidade Aberta do SUS

Total
0
Share