Itapuã: Secretaria de Educação promove capacitação para profissionais que atuam com alunos especiais

Cerca de 50 profissionais do município participam do evento

Compreender as necessidades, oferecer o suporte adequado para a inclusão e garantir o desenvolvimento integral dos alunos especiais.  Foram com esses objetivos que a Secretaria de Educação de Itapuã do Oeste-RO, através da Coordenação de Educação Especial realizou de 21 a 23 de julho, o Curso de Capacitação para Cuidadores e Monitores Escolares.

O evento ocorreu em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia -AMA e contou com a participação de cerca de 50 profissionais das escolas do município e com a presença das equipes de cuidadores das escolas do Estado João Francisco, Paulo Freire e do Centro de Educação Especial Pedra Bonita – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE da cidade.

Entre os temas abordados durante o evento, destaca-se:  O papel do cuidador educacional na escola, Atribuições legais e práticas no ambiente escolar, Cuidados com a higiene, alimentação e locomoção dos alunos com deficiência, Trabalho em equipe com professores e a Importância do cuidador no processo de inclusão escolar.

“É muito importante que todo profissional que atua diariamente com o aluno com necessidade especial seja constantemente capacitado, elevando assim, o nível de sua atuação em prol de nosso educando que, por lei, tem o direito a um cuidador escolar”, destacou a Secretária de Educação, Luciana Rodrigues Fontinele.

A responsável pela execução do curso foi a Neuropsicopedagoga Sílvia Regina Tomaz, da Associação de Pais e Amigos dos Autista de Rondônia -AMA. “É uma satisfação muito grande poder contribuir com os profissionais de Itapuã. Foram três dias de imersão com teoria, porém, muita prática. O profissional que escolhe trabalhar com alunos especiais, além de se capacitar tem que ter muita empatia e dedicação. É muito gratificante perceber que o município tem buscado realizar treinamentos aos profissionais”, disse a instrutora do curso que tem mais de 30 anos de experiência na Educação Especial.

“Trabalho como cuidadora há três anos na rede municipal. Achei o curso muito interessante. Tivemos a oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos. A instrutora realizou muitas atividades e demonstrou táticas para que a gente possa utilizar com os nossos alunos, como por exemplo, o reforço positivo, de quando alcançam alguma meta”, disse Marta Rodrigues da Silva.

A secretaria de Educação já está planejando para o segundo semestre outras atividades envolvendo os profissionais que atuam com alunos especiais. Atualmente, o município conta com cerca de 1.300 alunos matriculados da creche ao quinto ano do ensino fundamental, desse total, cerca de 4% são alunos que necessitam de cuidador escolar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Homens são presos suspeitos de roubo em fazenda usando camisetas da Polícia Civil em Rondônia

Homens são presos suspeitos de roubo em fazenda usando camisetas da Polícia Civil em Rondônia

Next
Brasil x Uruguai se enfrentam pela semifinal da Copa América Feminina; TV Brasil transmite o jogo

Brasil x Uruguai se enfrentam pela semifinal da Copa América Feminina; TV Brasil transmite o jogo

You May Also Like
Total
0
Share