Compreender as necessidades, oferecer o suporte adequado para a inclusão e garantir o desenvolvimento integral dos alunos especiais. Foram com esses objetivos que a Secretaria de Educação de Itapuã do Oeste-RO, através da Coordenação de Educação Especial realizou de 21 a 23 de julho, o Curso de Capacitação para Cuidadores e Monitores Escolares.
O evento ocorreu em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia -AMA e contou com a participação de cerca de 50 profissionais das escolas do município e com a presença das equipes de cuidadores das escolas do Estado João Francisco, Paulo Freire e do Centro de Educação Especial Pedra Bonita – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -APAE da cidade.
Entre os temas abordados durante o evento, destaca-se: O papel do cuidador educacional na escola, Atribuições legais e práticas no ambiente escolar, Cuidados com a higiene, alimentação e locomoção dos alunos com deficiência, Trabalho em equipe com professores e a Importância do cuidador no processo de inclusão escolar.

“É muito importante que todo profissional que atua diariamente com o aluno com necessidade especial seja constantemente capacitado, elevando assim, o nível de sua atuação em prol de nosso educando que, por lei, tem o direito a um cuidador escolar”, destacou a Secretária de Educação, Luciana Rodrigues Fontinele.
A responsável pela execução do curso foi a Neuropsicopedagoga Sílvia Regina Tomaz, da Associação de Pais e Amigos dos Autista de Rondônia -AMA. “É uma satisfação muito grande poder contribuir com os profissionais de Itapuã. Foram três dias de imersão com teoria, porém, muita prática. O profissional que escolhe trabalhar com alunos especiais, além de se capacitar tem que ter muita empatia e dedicação. É muito gratificante perceber que o município tem buscado realizar treinamentos aos profissionais”, disse a instrutora do curso que tem mais de 30 anos de experiência na Educação Especial.
“Trabalho como cuidadora há três anos na rede municipal. Achei o curso muito interessante. Tivemos a oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos. A instrutora realizou muitas atividades e demonstrou táticas para que a gente possa utilizar com os nossos alunos, como por exemplo, o reforço positivo, de quando alcançam alguma meta”, disse Marta Rodrigues da Silva.
A secretaria de Educação já está planejando para o segundo semestre outras atividades envolvendo os profissionais que atuam com alunos especiais. Atualmente, o município conta com cerca de 1.300 alunos matriculados da creche ao quinto ano do ensino fundamental, desse total, cerca de 4% são alunos que necessitam de cuidador escolar.
