Cantora Izabela Lima inaugura um novo tempo com “Canto em Mim”

Um voo musical costurado por raízes, vozes e territórios amazônicos

Com passos firmes e canto sereno, Izabela Lima abre um novo ciclo em sua trajetória musical. “Canto em Mim” é mais que um EP, é um gesto de escuta e pertencimento, um chamado do coração para a floresta, para a cidade, para o outro.

Fomentado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto envolveu uma teia de mais de X artistas, técnicos e produtores culturais nos palcos e bastidores de Porto Velho, Manaus e Belém. A música aqui não é apenas som, é território, é resistência, é corpo em celebração.

Com produção musical do compositor e multi-instrumentista Mauro Araújo, e direção artística da maestrina Sabrynne Sena (Cantadô Produções), o EP foi gerado em águas amazônicas e lapidado por mãos sensíveis: a edição e masterização vieram pelas mãos do produtor fonográfico Thiago Maziero, no Estúdio Ecos da Oca.

São cinco canções inéditas que dançam entre o carimbó, o canto livre, o íntimo e o ancestral. Destaque para “MEU BEM”, que pulsa ao som do violino de Luiz Pardal, o banjo de Davi Amorim e a percussão de Bruno Mendes, músicos que fazem ecoar as cores de Belém. Nas demais faixas, o som da mata vibra com as mãos do percussionista Eliberto Barroncas, do grupo Raízes Caboclas.

Izabela também compartilha sua criação com compositores como Rinaldo Santos e Benedita Nascimento nas faixas “QUEM” e “SER”, e nos conduz ao âmago com a introspectiva “RAIZ DE SER”, onde questiona os rumos da existência em sintonia com os saberes da floresta.

O show de lançamento, realizado em 6 de julho no Teatro Estadual Guaporé, foi um verdadeiro ritual poético-musical. A artista manauara nos guiou por suas memórias e afetos, entrelaçando os fios do passado com o agora, revisitando o projeto 3DNós ao lado de Rinaldo Santos, e celebrando parcerias sonoras com Binho.

A poesia cantada e falada encontrou eco na luz, no cenário e no figurino: escamas de pirarucu, nas peças criadas pela artesã Hadassa Oliveira (Amazônia Bioarte), se tornaram pele e palco. O cenário vivo se completava com as projeções do artista visual DJ Vitor Sal e as criações cenográficas de Maísa Mendes. Em dança e emoção, a performance da bailarina e atriz Andressa Silva costurou corpo e música em movimentos de encantamento.

A noite também nos presenteou com uma formação musical diversa e potente formada por Mauro Araújo (piano), Marcos Aizde (cello), Eliberto Barroncas e Brendo Bringel (percussões), Israel Fragoso (sanfona), Antônio Bispo (violino), Louro Rodrigues (banjo), Maurício Rodrigues (flauta transversal) e a própria Izabela com seu pandeiro e triângulo — pequenos instrumentos que, em suas mãos, se tornam vastos.

Ao final, Izabela nos deixa com um sussurro firme e necessário:

 “É urgente valorizar o que pulsa em nosso chão. A cultura de Rondônia, tantas vezes invisibilizada, precisa de políticas públicas que deem acesso, voz e espaço. Que os artistas possam ocupar os teatros, as praças, os corações. Que a arte encontre abrigo e voo.”

“Canto em Mim” é semente, raiz e flor.

 É Amazônia que canta dentro da gente.

Projeto fomentado pela Lei Paulo Gustavo, Edital 10/2024/SEJUCEL- SIEC LPG – Fomento para produção de artes integradas Rondoniense -Eixo II: Produção Musical – Categoria C – EP

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Produção executiva –  @zabelimacanta

Produção musical e arranjos – @mauroaraujooo

Produção artística & preparação vocal – @sabrynnesena

Produção de distribuição – @marfizadefranca

Gravação – José Maria, Jacinto Kahwage, @thiagomaziero

Edição, Mixagem e Masterização – @thiagomaziero 

Cenografia – @maisamgs

Videomapping – @vitorsal.arte

Figurino e make – @luciano.queiroz.7737 @sabrynnesena @hadassaoliveirazait

Luz – @pauloroman e Inácio

Músicos – @rubens.v.cavalcante @santos_rinaldo @mauroaraujooo @lourorodriguespvh @mauricioflautista @antonio.bisposn @brendobringel @israelfragosoo @eliberto.2021 @marcosaizdecampos @cesar195 Luiz Pardal, Davi Amorim, Bruno Mendes

Performance –  @andressasilva.atriz

Som – @via_music_studio @ozi_guitar @tancredo.rodriguesdearaujo

Assistentes de produção – @frota.valeria Samir Medeiros @rafaelholanda @samararamos

Intérpretes de libras e audiodescrição – @osineidemiranda @talitabarbosa @ giselestering @guibastosborges

Registro fotográfico show –  @douglasmosh @iurymelo @accutis

Imagens do EP – @laricorafotografia

Registro de vídeo Show –  @joaopalitot @accutis @douglasmos

Registro de vídeo making of gravação EP – @raissaxdourado

Projeto gráfico livreto – @zabelimacanta

Designer digital – Gabriel

Diagramação – Yuri Paulo

Assessora jurídica –  @carolinazemuner

Assessoria de imprensa –  @lucianaoliveiradepvh

Assessora contábil – Mônica Sena

Conservação – Dona Lu

Fonte: Sabrynne Sena

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Emenda de Cláudia de Jesus garante instalação de tubos de concreto

Emenda de Cláudia de Jesus garante instalação de tubos de concreto

Next
Maior local de desova de tartarugas do mundo fica na Amazônia

Maior local de desova de tartarugas do mundo fica na Amazônia

You May Also Like
Total
0
Share