Com passos firmes e canto sereno, Izabela Lima abre um novo ciclo em sua trajetória musical. “Canto em Mim” é mais que um EP, é um gesto de escuta e pertencimento, um chamado do coração para a floresta, para a cidade, para o outro.
Fomentado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto envolveu uma teia de mais de X artistas, técnicos e produtores culturais nos palcos e bastidores de Porto Velho, Manaus e Belém. A música aqui não é apenas som, é território, é resistência, é corpo em celebração.
Com produção musical do compositor e multi-instrumentista Mauro Araújo, e direção artística da maestrina Sabrynne Sena (Cantadô Produções), o EP foi gerado em águas amazônicas e lapidado por mãos sensíveis: a edição e masterização vieram pelas mãos do produtor fonográfico Thiago Maziero, no Estúdio Ecos da Oca.
São cinco canções inéditas que dançam entre o carimbó, o canto livre, o íntimo e o ancestral. Destaque para “MEU BEM”, que pulsa ao som do violino de Luiz Pardal, o banjo de Davi Amorim e a percussão de Bruno Mendes, músicos que fazem ecoar as cores de Belém. Nas demais faixas, o som da mata vibra com as mãos do percussionista Eliberto Barroncas, do grupo Raízes Caboclas.
Izabela também compartilha sua criação com compositores como Rinaldo Santos e Benedita Nascimento nas faixas “QUEM” e “SER”, e nos conduz ao âmago com a introspectiva “RAIZ DE SER”, onde questiona os rumos da existência em sintonia com os saberes da floresta.

O show de lançamento, realizado em 6 de julho no Teatro Estadual Guaporé, foi um verdadeiro ritual poético-musical. A artista manauara nos guiou por suas memórias e afetos, entrelaçando os fios do passado com o agora, revisitando o projeto 3DNós ao lado de Rinaldo Santos, e celebrando parcerias sonoras com Binho.
A poesia cantada e falada encontrou eco na luz, no cenário e no figurino: escamas de pirarucu, nas peças criadas pela artesã Hadassa Oliveira (Amazônia Bioarte), se tornaram pele e palco. O cenário vivo se completava com as projeções do artista visual DJ Vitor Sal e as criações cenográficas de Maísa Mendes. Em dança e emoção, a performance da bailarina e atriz Andressa Silva costurou corpo e música em movimentos de encantamento.

A noite também nos presenteou com uma formação musical diversa e potente formada por Mauro Araújo (piano), Marcos Aizde (cello), Eliberto Barroncas e Brendo Bringel (percussões), Israel Fragoso (sanfona), Antônio Bispo (violino), Louro Rodrigues (banjo), Maurício Rodrigues (flauta transversal) e a própria Izabela com seu pandeiro e triângulo — pequenos instrumentos que, em suas mãos, se tornam vastos.
Ao final, Izabela nos deixa com um sussurro firme e necessário:
“É urgente valorizar o que pulsa em nosso chão. A cultura de Rondônia, tantas vezes invisibilizada, precisa de políticas públicas que deem acesso, voz e espaço. Que os artistas possam ocupar os teatros, as praças, os corações. Que a arte encontre abrigo e voo.”

“Canto em Mim” é semente, raiz e flor.
É Amazônia que canta dentro da gente.
Projeto fomentado pela Lei Paulo Gustavo, Edital 10/2024/SEJUCEL- SIEC LPG – Fomento para produção de artes integradas Rondoniense -Eixo II: Produção Musical – Categoria C – EP
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Produção executiva – @zabelimacanta
Produção musical e arranjos – @mauroaraujooo
Produção artística & preparação vocal – @sabrynnesena
Produção de distribuição – @marfizadefranca
Gravação – José Maria, Jacinto Kahwage, @thiagomaziero
Edição, Mixagem e Masterização – @thiagomaziero
Cenografia – @maisamgs
Videomapping – @vitorsal.arte
Figurino e make – @luciano.queiroz.7737 @sabrynnesena @hadassaoliveirazait
Luz – @pauloroman e Inácio
Músicos – @rubens.v.cavalcante @santos_rinaldo @mauroaraujooo @lourorodriguespvh @mauricioflautista @antonio.bisposn @brendobringel @israelfragosoo @eliberto.2021 @marcosaizdecampos @cesar195 Luiz Pardal, Davi Amorim, Bruno Mendes
Performance – @andressasilva.atriz
Som – @via_music_studio @ozi_guitar @tancredo.rodriguesdearaujo
Assistentes de produção – @frota.valeria Samir Medeiros @rafaelholanda @samararamos
Intérpretes de libras e audiodescrição – @osineidemiranda @talitabarbosa @ giselestering @guibastosborges
Registro fotográfico show – @douglasmosh @iurymelo @accutis
Imagens do EP – @laricorafotografia
Registro de vídeo Show – @joaopalitot @accutis @douglasmos
Registro de vídeo making of gravação EP – @raissaxdourado
Projeto gráfico livreto – @zabelimacanta
Designer digital – Gabriel
Diagramação – Yuri Paulo
Assessora jurídica – @carolinazemuner
Assessoria de imprensa – @lucianaoliveiradepvh
Assessora contábil – Mônica Sena
Conservação – Dona Lu
Fonte: Sabrynne Sena
